SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Evento contou com a participação de 110 alunos do ensino fundamental
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
02/12/2023 13:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação e Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional, através do departamento de Robótica, promoveu na noite desta sexta-feira (1°), o II Torneio Municipal de Robótica - TRLRV 2023.

O evento, realizado na Escola Municipal Menino Deus, tem por objetivo divulgar a robótica, suas aplicações e possibilidades, tanto no ambiente escolar como no dia-a-dia das pessoas, estimular os jovens às carreiras científicas tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

Com o tema “Lucas do Rio Verde, educação tecnológica que transforma”, a competição contou com a participação de 110 alunos do ensino fundamental do município, que foram divididos em 27 equipes e duas categorias: Kids, nível iniciante, e Júnior, nível intermediário.

“Este é o momento em que as equipes da rede municipal vem demonstrar tudo que eles aprenderam durante o ano. É um investimento com a gestão municipal em todas as escolas do ensino fundamental, onde incentiva muitos desses alunos na parte da programação e inovação”, explicou a secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel.

A competição foi acirrada. Os objetivos do desafio proposto pelo TRLRV 2023, foram dois: no Nível Kids, uma corrida com 2 metros de distância (ida e volta) e o robô precisaria identificar o símbolo do Bluetooth desconectado sem encostá-lo, parar e voltar a chegada, e no Nível Júnior, os robôs criados pelos alunos deveriam ser autônomos no processo de resgatar vítimas, representadas por bolinhas, desviando dos obstáculos na pista e selecionar vítimas com e sem vida.

“Com a robótica você aprende cada vez mais, com os erros, com o trabalho em equipe, as estratégias, saber que nós vamos voltar e programar robô, tem um conjunto de séries para poder dar certo o que tem que fazer na robótica. Esse campeonato é totalmente diferente da UBR convencional que a gente conhece e é inovador para nossa equipe”, contou o aluno Vitor Manoel, da equipe Emma B3 do Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional.

Ao todo, seis equipes foram premiadas. Confira o resultado final:

Categoria Kids:
1º lugar – Equipe Autobot – Escola Municipal Vinícius de Moraes
2º lugar – Equipe Spartacus Team – Escola Municipal Vinícius de Moraes
3º lugar – Equipe Roboflex – Escola Municipal Vinícius de Moraes

Categoria Júnior:
1º lugar – Equipe Emma Titans – Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional
2º lugar – Equipe Roberrobe – Escola Municipal Érico Veríssimo
3º lugar – Equipe Emma Girls – Centro de Ciências, Inovação e Tecnologia Educacional

30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano