SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

27/04/2024 02:14:18

Histórico: assinada a ordem de serviço para duplicação da BR-163 até Lucas do Rio Verde

Prazo para conclusão da obra é de dois anos
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
18/03/2024 16:43

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

A espera acabou! O respiro de alívio foi o som mais audível depois das palmas que envolveram o momento da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de duplicação de mais 88 km da BR-163, no trecho de Nova Mutum a Lucas o Rio Verde. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (18), e marca uma grande conquista para os luverdenses.

O evento teve a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, vice-governador Otaviano Pivetta, prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU), do Conselho da Nova Rota, e autoridades regionais que marcaram o início da realização de um sonho para os luverdenses e motoristas que trafegam por esse trecho.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

“Para nós é um marco histórico, o governador assumiu essa responsabilidade, que primeiramente é corajosa e humanitária, porque salva vidas, mas também é investimento e tem um grande impacto positivo para o desenvolvimento econômico. Ela vai partir de 80 km já pensando em um contorno futuro que está em estudo de viabilidade, passando mais próximo das indústrias. É um grande momento e eu, que já estou há 37 anos aqui, me sinto honrado”, ressaltou o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

Nesta nova frente de serviço, o projeto prevê o investimento de R$ 670 milhões no trecho entre o km 593 e o km 681 da BR-163, contemplando a duplicação, recuperação da pista existente, a construção de cinco viadutos e uma ponte sobre o Rio dos Patos. O prazo para conclusão é de 24 meses e a execução será de responsabilidade do Consórcio Construtor Centro Norte (CCCN).

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

“É um sonho para Lucas do Rio Verde mesmo, e para toda a região que é impactada pela BR-163. Essa rodovia é seguramente a mais importante do estado de Mato Grosso e tem impacto em praticamente 80% da população do estado. Nós assumimos esse compromisso há menos de um ano, e aquilo que tinha previsão de oito anos para ser concluído, acredito que conseguiremos antecipar essa meta e entregar isso em quatro anos. Aqui em Mato Grosso tudo está conforme planejamos. Essa obra dada a ordem de serviço hoje, ela tem prazo de dois anos para concluir”, discorre o governador, Mauro Mendes.

Este é o segundo pacote de obras de grande porte contratado pela concessionária desde que o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, assumiu o controle acionário da Nova Rota, em maio de 2023. O primeiro contrato foi assinado em julho de 2023, retomando a duplicação da rodovia, no segmento entre Diamantino e Nova Mutum.

"Me alegra muito ver o quão foi boa nossa trajetória aqui, e temos um caminho longo pela frente, e precisamos de atitude dos governantes, e nós estamos trabalhando em Cuiabá para continuar levando o Mato Grosso para frente. Estou feliz por tudo que construímos aqui e pelo resultado do bom trabalho da gestão do Miguel", pontua vice-governador, Otaviano Pivetta.

A BR-163 é uma rodovia fundamental para o transporte de grãos no Brasil. Com 3.458 milhas de extensão, percorre os estados do Mato Grosso, Pará e Amazonas, sendo uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste até o porto de Santarém, no Pará. O investimento também é bastante válido, pois a BR-163 é a principal rota de escoamento de safra de grãos de Mato Grosso que, por sua vez, é o principal estado produtor do país.

Nesta segunda-feira (18), também foi liberado o tráfego no primeiro trecho de 15 quilômetros em pista duplicada da BR-163 na região de Diamantino. Este segmento faz parte do primeiro pacote de obras e prevê a ampliação de capacidade em 86 quilômetros da rodovia, do km 507 (Diamantino) ao km 593 (Nova Mutum).

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE

26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino