SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

19/05/2024 09:45:08

Procon Municipal faz orientações de compra segura para o Dia dos Pais

Ter o direito de troca garantido é um dos alertas feitos pela unidade
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
03/08/2021 16:05

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

No próximo domingo, 08 de agosto, será o Dia dos Pais e muitos filhos saem às ruas em busca de um presente especial. Para evitar dor de cabeça, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Lucas do Rio Verde (Procon-LRV) faz algumas orientações para uma compra segura.

Após datas comemorativas que movimentam o comércio, é normal que os consumidores procurem os estabelecimentos comerciais novamente para realizar, por exemplo, a troca do presente que não serviu. Ter o direito de troca garantido é um dos alertas feitos pela unidade.

Veja todas as orientações do Procon:

• Fazer pesquisa de preço antes de finalizar sua compra pode resultar em economia;
  • Exija a nota fiscal, ela é um direito do consumidor;
  • Verifique no momento da compra se o produto está em perfeitas condições de uso e se não apresenta nenhum defeito;
  • Certifique-se que o comércio aceitará a troca do produto se for necessário;
  • Em caso de compra de produtos perecíveis, verifique a data de validade.

Em caso de dúvidas, informações ou denúncia de estabelecimento comercial que descumprir o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas podem procurar o Procon, que fica na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, 766 – Centro, atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Excepcionalmente nesta semana, por conta do aniversário de Lucas do Rio Verde em 5 de agosto, a Galeria atenderá somente até esta quarta-feira, dia 4.

Expectativa de compras
De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), esse ano, 67% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais, o que representa cerca de 107,7 milhões de brasileiros.

Ainda segundo o levantamento, houve um aumento de 25% em relação a 2020, sem considerar os efeitos da inflação.

Dados completos em: https://site.cndl.org.br/1077-milhoes-de-brasileiros-devem-ir-as-compras-para-o-dia-dos-pais-indica-pesquisa-cndlspc-brasil/

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

15/05/2024 08:10

Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Edson Martins dos Santos