SECRETARIA DE SAÚDE

18/05/2024 02:11:38

Covid-19: Confira quem está sendo vacinado em Lucas do Rio Verde

Município segue Plano Nacional de Operacionalização e Imunização do Ministério da Saúde na vacinação contra a Covid-19
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
02/08/2021 14:15

(Foto: Ascom Prefeitura/ Luiz Henrique)

O Município de Lucas do Rio Verde informa a todos os cidadãos que, na atual fase, estão sendo imunizados:
- Pessoas com 35 anos completos ou mais, sem comorbidades
- Pessoas acima de 18 anos (que possuem comorbidades)
- Segunda dose
- Lactantes (por lista nos PSFs)
- Trabalhadores da Indústria*
- Caminhoneiros*
- Trabalhadores da Limpeza Urbana*

*O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Lucas do Rio Verde decidiu seguir a aplicação das doses recebidas pelo Município por meio de chamamento público por faixa etária, na vacinação contra a Covid-19, incluindo dessa forma os trabalhadores industriais, caminhoneiros e trabalhadores da limpeza urbana sem chamamento específico para esses públicos.

QUEM JÁ FOI IMUNIZADO?
- Idosos acima de 60 anos de idade
- Pessoas com Síndrome de Down (acima de 18 anos)
- Pacientes que fazem tratamento de hemodiálise (acima de 18 anos)
- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas (incluindo Guarda Municipal)
- Profissionais da Saúde
- Gestantes e puérperas
- Profissionais da Educação
- Profissionais da Assistência Social
- Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 18 a 59 anos de idade

A sequência da prioridade é definida pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. No entanto, o envio, quantidade e finalidade das doses, é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de resoluções recebidas semanalmente. Cabe aos municípios, receber e aplicar as doses seguindo as diretrizes das documentações oficiais.

Confira abaixo a programação da vacinação:

PRIMEIRA DOSE - REPESCAGEM *
Público: Pessoas com 35 anos completos ou MAIS que não compareceram a nenhuma das convocações anteriores
Data: 03/08 (terça-feira)
Local: Antigo Fórum (Av. Rio de Janeiro, ao lado da Escola Olavo Bilac)
Levar: Documento com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação

* A Secretaria de Saúde ressalta que, de acordo com as resoluções recebidas recentemente pelo Governo do Estado, as doses destinadas ao município para esta semana são insuficientes para convocar uma nova faixa etária para vacinação de primeira dose. Lucas do Rio Verde segue, então, aplicando as vacinas de segunda dose e aguardando o recebimento de nova remessa com vacinas suficientes para continuar diminuindo a faixa etária.

SEGUNDA DOSE
Público: Pessoas que receberam a vacina da marca AstraZeneca entre os dias 08 a 12 de maio (também aquelas que tomaram AstraZeneca e possuíam a data 31 de julho marcada no cartão vacinal)
Data: de segunda a quarta-feira (2 a 4 de agosto)
Horário: das 13h30 às 16h
Local: no antigo Fórum (Av. Rio de Janeiro, ao lado da Escola Olavo Bilac)
Levar: Documento com foto e carteira vacinal

RECOMENDAÇÕES

- Gestantes e puérperas: Devido às restrições de vacinas para esse grupo, dê preferência ao agendamento pela lista de interesse disponibilizada nos PSFs.

- Lactantes: Devem deixar o nome na lista de interesse no PSF de origem. À medida que novas doses forem recebidas será feito o agendamento. Não há restrição de vacinas para esse grupo.

- Gestantes, puérperas e lactantes: Se você tomou a primeira dose em algum PSF, fique atenta para a data da segunda dose. Lembre-se: a SEGUNDA DOSE SERÁ NO MESMO PSF ONDE VOCÊ RECEBEU A PRIMEIRA DOSE.

- Cadastro por comorbidades: Se você possui cadastro por comorbidades, verifique se há documentos pendentes na sua situação cadastral no site da Prefeitura. Enquanto o cidadão não providenciar os documentos que faltam, não é possível realizar o agendamento de forma correta. Caso você tenha feito o cadastro e sua faixa etária já tenha sido chamada nas convocações, você DEVE comparecer a qualquer dia de vacinação de primeira dose para ser imunizado.

- Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

A vacina é proteção individual e coletiva. VACINE-SE.

17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho

16/05/2024 07:00