SECRETARIA DE SAÚDE

18/05/2024 19:40:16

Luverdenses são vacinados contra a Gripe em mutirão de imunização

Na tarde de sábado (14), quatro PSFs estiveram abertos para a imunização da população geral acima de seis meses de idade
Por Ascom Prefeitura/ Duana Souza
15/08/2021 09:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)

A tarde deste sábado (14) foi de muito trabalho para a Saúde em Lucas do Rio Verde. Isso porque foi realizado o Dia D de vacinação contra a Gripe (Influenza) para a população geral acima de seis meses de idade. O mutirão de imunização aconteceu nos PSFs IV Alvorada, VI Jardim das Palmeiras, VIII Bandeirantes e XIII Parque das Américas.

Damião Moura foi com a esposa Rosângela e os filhos Mateus e Lavínia para garantir a imunização da família inteira. “Nesse tempo de pandemia, com tanta coisa acontecendo, agradeço chance de tomar essa vacina. Agora que tivemos a oportunidade, trouxe todo mundo vacinar”, afirma Moura.

A enfermeira Crystiani San Martino fala sobre a importância de estar com a vacinação em dia, no caso da vacina contra a Gripe sendo realizada uma vez ao ano. “Vacinação é prevenção. Prevenção das doenças e das formas mais graves. O que é muito importante, especialmente agora nesse tempo seco em que há maior chance de apresentar sintomas gripais”, frisa a profissional.

A diarista Karine dos Santos entende a seriedade de manter a carteira de vacinação em dia. “Hoje aqui tem três gerações vacinando. Trouxe meus filhos, minha avó e eu também tomei a vacina. É um período bem crítico, preocupa porque minha avó já tem mais idade. Mas ela já tomou a vacina contra a Covid-19 algum tempo atrás e esse ano só estava faltando mesmo a da Gripe”, explica Karine.

A visita ao PSF para a vacinação contra a Gripe também foi um “evento” na casa da Jardênia da Silva, que foi com o marido e os filhos Marcos, Mateus e Maria. “No nosso tempo seco, com a chance maior de pegar gripe, decidi trazer a família toda para se prevenir. Todos três estão com a carteira de vacinação em dia e agora a minha está atualizada também”, declara Jardênia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 16.888 doses já foram aplicadas em consoante com o Plano Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que teve início em abril deste ano. O município segue realizando aplicações da vacina enquanto durarem os estoques enviados pelo Ministério da Saúde e espera atingir a meta nacional de 90% dos munícipes ao final do cronograma anual.

Caso você não tenha conseguido comparecer ao mutirão da vacinação contra a Gripe neste sábado, deve comparecer com documento oficial com foto e carteira de vacinação ao PSF mais próximo de sua residência e solicitar a imunização. As doses estarão disponíveis enquanto durarem os estoque.

RESTRIÇÕES
Se você tomou a vacina contra a Covid-19 ou qualquer outro tipo de vacina recentemente, deve aguardar 14 dias para que possa receber outro imunizante. Além disso, em caso de sintomas gripais, adie a vacinação!

17/05/2024 11:51

Exames de mamografia e serviços odontológicos são ofertados gratuitamente em ação da Prefeitura e Sesc

Carretas do OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher seguem em Lucas do Rio Verde até junho

16/05/2024 07:00