SECRETARIA DE SAÚDE

16/05/2024 23:06:42

Pacientes de Lucas e mais 6 cidades são beneficiados com cirurgias oftalmológicas

No total foram 178 cirurgias, que beneficiaram paciente das cidades de Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vera, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Nova Maringá e Itanhangá.
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
09/04/2018 10:14

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

Foi realizado no sábado e domingo (07 e 08) em Lucas do Rio Verde a primeira etapa do mutirão de cirurgias oftalmológicas, a ação foi realizada por meio do Consórcio Vale do Teles Pires, conforme capacidade técnica do Hospital de Olhos de Cuiabá.

Os procedimentos foram realizados por dois cirurgiões e ocorreram no PSF XIV, no bairro Jardim Imperial. A paciente luverdense, Tereza Cavanos, que completará 69 anos, agradeceu a ação e comemorou a nova vida. “É uma nova vida. Estou enxergando novamente, e estou muito feliz e agradeço as nossas autoridades, ao prefeito Binotti por esse mutirão”, comemorou a idosa. que realizou procedimento feito no olho esquerdo.

Quem também comemorou o resultado, foi a pacienteBalbina Maria de Almeida, ela que está com 66 anos, passou pelo procedimento contou que voltou a enxergar os objetos mais próximos. “Eu não conseguia enxergar de perto. Agora depois da cirurgia, eu espero que eu volte a enxergar bem logo, logo”, disse ela.

O prefeito Luiz Binotti, destacou a união entre as 15 cidades que compõem o Consórcio e o sucesso na realização do mutirão. Ele enalteceu os esforços dos prefeitos e secretários de saúde, em atender a comunidade e trazer solução.

“Ver aqui como a dona Tereza reagiu, sem dúvida é uma das retribuições que a gente tem da população. A gradeço aos esforços dos prefeitos e secretários do consórcio, pela dedicação em proporcionar essas cirurgias, com certeza está fazendo a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou o prefeito de Lucas do Rio Verde.

Durante o mutirão estiveram presentes o presidente e vice do consócio, prefeitos de Sorriso, Ari Lafin e o de Itanhangá, Edu Paskoski, além do suplente de deputado federal, Xuxu Dalmolin. Eles voltaram a destacar a união entre as cidades. Lafin agradeceu ao prefeito Binotti por disponibilizar a unidade de saúde para a realização da primeira etapa de cirurgias.

“Esses mutirões reduzem o custo, isso quer dizer que estamos utilizando de forma correta o dinheiro público e isso só é possível com a união dos 15 municípios, pois juntos somos muito mais fortes” finalizou Lafin.

Lucas do Rio Verde contemplou 30 pacientes nesta primeira etapa, que passaram pelo oftalmologista e realizaram os exames pré-operatórios. Já os pacientes da região passaram por pré-consultas com a equipe do Hospital de Olhos, nos dias 28 e 29 de março, para encaminhar a cirurgias.

A próxima etapa, prevista para o mês de junho, serão realizadas cirurgias de pterígio, conforme demanda da região serão cerca de 100 pacientes contemplados com os procedimentos.

16/05/2024 07:00

Quinta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (18)

O agendamento já está disponível no site

15/05/2024 10:46