SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

20/02/2024 21:06:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=seguranca-publica&cod=12184

Secretaria de Segurança Pública apresenta dados das ações no município

Atuação integrada entre Prefeitura e Polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal tem impactado na redução dos índices de criminalidade
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
11/10/2023 12:45

(Foto: Ascom Prefeitura / Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A segurança pública é uma das prioridades da gestão. A atuação integrada entre a Prefeitura, as Polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal para garantir proteção e bem-estar da população faz a diferença para reduzir os indicadores de criminalidade no município.

Dados oficiais apontam a queda nas ocorrências de crimes no município no comparativo do mesmo período de 2022. É possível constatar uma redução de 32% em roubos, 11% em furtos e 18% em homicídios, por exemplo.

Em contrapartida, os índices de produtividade das corporações policiais da cidade aumentaram sensivelmente na comparação de 2022 para 2023. Só neste ano, foram realizadas apreensões de 11.158 gramas de entorpecentes, 774 suspeitos conduzidos e 2.420 munições apreendidas. 

“Quando se fala em segurança pública, conseguir manter os dados do último ano, levando em consideração o aumento populacional já é um ganho. São esses dados que mostram que a nossa atuação está tendo resultados”, declara o Tenente Coronel PM Paulo Secchi de Ávila.

Ao detalhar as ações desenvolvidas, o secretário de Segurança Pública, Marcos Cunha, apresentou dados referentes ao programa Vigia Mais MT, implementado pelo Governo do Estado com apoio da Administração Municipal. O programa já realizou a instalação de 126 câmeras e prevê a instalação de outras 254 câmeras de monitoramento, sendo com lentes que possibilitam a leitura de placas de veículos e reconhecimento facial. “Em Lucas do Rio Verde, como em qualquer outro município, a segurança pública é um desafio contínuo que requer ações estratégicas e um compromisso firme por parte das autoridades e da população em geral”, afirma o secretário.

Outra medida que tem contribuindo efetivamente com a segurança pública é o aumento de efetivos na Guarda Civil Municipal e o reforço do policiamento em horários específicos, ou seja, um aumento de cinco policiais a mais no município, durante as jornadas extraordinárias.

O presidente do bairro Pioneiro, Jeferson Cambará, ressaltou que o aumento de novos moradores na cidade traz desafios que precisam ser enfrentados. “Apesar de morarmos em uma cidade do interior, o número de pessoas tem aumentado cada vez mais. E, nós, população não temos noção desses números positivos que foram apresentados. Infelizmente a gente não consegue vê a olho nu essa evolução da atuação das forças de segurança. Mas, saber que a gestão está fazendo mais, nos traz tranquilidade, reiterando o meu total respeito e admiração ao trabalho de toda a equipe. Sabemos que alguns bairros necessitam de uma maior atenção por apresentarem mais demandas que os outros. Aqui na cidade é possível presenciarmos os agentes de segurança, seja policial ou guarda, garantindo assim a tranquilidade de que está no local”, relata.

Ainda durante a reunião, o secretário Marcos Cunha agradeceu o reconhecimento pelo desempenho de toda a equipe, principalmente, dos agentes que estão no dia a dia garantindo a segurança da população luverdense. “Onde houver indícios de criminalidade, ali estramos intensificando a presença dos agentes de segurança, seja por meio de ações preventivas, ou ainda, de forma repreensiva com atuação conjunta as forças de segurança”, afirmou.

O encontro serviu para aproximar ainda mais a população com o serviço público. “Esse momento é muito importante, pois a apresentação é elaborada com base nas demandas trazidas pela população e presidentes dos bairros, onde temos a obrigação de analisarmos e irmos atrás de medidas e soluções. O importante é sabermos que estamos trilhando bons caminhos para os melhores resultados na segurança de cada cidadão luverdense” observa o prefeito, Miguel Vaz.

SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/02/2024 17:11

Concurso da GCM: convocação para curso de formação está disponível

Convocados têm o prazo de 10 dias úteis para apresentar documentos exigidos para a matrícula


14/02/2024 16:08

Guarda Civil Municipal receberá novas viaturas para ações de segurança

Veículos serão utilizados em ações da GCM como a ronda escolar e ações de segurança pública


10/02/2024 13:30

Município reforça ações de proteção a crianças e adolescentes durante o Carnaval

Objetivo é prevenir e combater violações de direitos humanos contra o público infantojuvenil


02/02/2024 11:40

Primeira reunião do Conselho Gestor de Mobilidade Urbana é realizada nesta sexta-feira (02)

Durante a reunião, foram abordados assuntos que serão levados à sociedade na audiência pública


01/02/2024 09:21

Melhorias no transporte coletivo serão discutidas em audiência pública

Encontro será na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal


25/01/2024 16:20

Administração Municipal intensifica serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua

Com apoio da Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, ações ocorrerão semanalmente


22/01/2024 15:48

GCM intensifica ações de segurança pública em Lucas do Rio Verde

Saldo é positivo com ações focadas nos bairros da cidade


14/01/2024 11:08

Guarda Civil Municipal apreende veículos irregulares em blitz

Intensificação do trabalho visa melhorar a segurança pública de Lucas do Rio Verde


04/01/2024 16:52

Guarda Civil Municipal atendeu mais de 6 mil ocorrências em 2023

Foram contabilizados 695 acidentes de trânsito com danos materiais e 576 apreensões de veículos


29/12/2023 13:27

Lucas do Rio Verde recebe mais agentes para Polícia Civil

Novos oficiais foram apresentados ao prefeito Miguel Vaz nesta quinta-feira


28/12/2023 17:38

Guarda Civil Municipal realiza blitz em Lucas do Rio Verde

Iniciativa faz parte da intensificação das ações de segurança pública