SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

05/05/2024 20:04:10

Feirantes do Mercado do Produtor de Lucas do Rio Verde passam por capacitação

Serão 4 encontros com os profissionais que atendem no bairro Parque das Emas ministrados pelo Sebrae
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
04/10/2023 07:25

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Teve início no dia 02 de outubro uma capacitação e consultoria voltada para os 53 feirantes, que possuem boxes no mercado do Produtor Alberto Tecchio, no bairro Parque das Emas. A iniciativa foi proposta pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Sebrae.

“Além de ensinar ou mostrar como que se faz o fluxo de caixa, temos boas práticas, manipulação de alimentos. Então são diversas situações que eles estão se aperfeiçoando e buscando conhecimento. O Sebrae e a Cooperlaf, que é a cooperativa da agricultura familiar e a Aslaf, a associação da agricultura familiar e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está propiciando isso, através de capacitação que está acontecendo no auditório da do Sebrae”, disse o secretário da Pasta de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a capacitação tem como intuito, promover a qualidade dos alimentos fornecidos para a população e reforçar a procedência desses produtos, através do certificado Selo de Origem.

O Selo de Origem é uma garantia de que o produto que o consumidor está levando para casa, é certificado pelos órgãos competentes, bem como o espaço onde o alimento é produzido está de acordo com todas as regras sanitárias. Para obter o Selo de Origem, os produtores ou microempreendedores deverão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e apresentar requerimento de inclusão ao Programa Selo de Origem do Município de Lucas do Rio Verde.

Após inspeção do estabelecimento feita pela vigilância sanitária, o produtor estará apto a ingressar ao programa. Esse selo é renovado a cada ano através de uma vistoria in loco pela vigilância sanitária e é feita uma análise de procedências dos alimentos.

“É necessário você dar segurança alimentar, com boas práticas e produtos de qualidade. Então por isso que a gente está propiciando esses cursos e capacitação para os pequenos produtores e o pessoal que trabalha com alimentação na feira”, aponta Paulo Nunes.

A capacitação acontecerá em quatro encontros e a consultoria contará com uma visita técnica a cada feirante, com horário e dia agendados. Cada um terá direito a duas horas de consultoria exclusiva.

Segundo o Sebrae a parceria com a administração foi firmada em julho, visando a capacitação dos feirantes. “A Trilha de Conhecimento tem como objetivo promover e despertar nos feirantes a necessidade de gerenciamento, entender o que é capital de giro, fluxo de caixa, formação de preço de venda, e principalmente as boas práticas de manipulação de alimentos com foco da segurança alimentar, pois eles são protagonistas na cadeia produtora de levar o alimento até a mesa da população”, comenta a analista de negócios do Sebrae, Edineia Zulian Dalbosco.

As próximas capacitações serão nos dias 09, 16 e 23 de outubro no auditório do Sebrae de Lucas do Rio Verde.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online