SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

05/05/2024 19:44:33

Mais de mil castrações foram realizadas na UPC em 2023

Serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde para famílias de baixa renda
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
18/09/2023 15:12

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Uma equipe formada por profissionais qualificados, permitiu que a Unidade Permanente de Castração de cães e gatos (UPC), de Lucas do Rio Verde, elevasse o número de castrações neste ano. De janeiro a setembro de 2023, mais de 1.000 animais passaram pelo procedimento.

De acordo com a zootecnista responsável pela UPC, Carine Moreira, em 2022, foram castrados 740 animais na unidade. Com uma união de esforços, este ano, os números já foram superados, permitindo qualidade de vida para os animais, além de controlar a população de cães e gatos abandonados.

“A castração é um ato de amor, proteção e cuidado com os nossos pets. Ela ajuda a controlar a população de animais, reduzindo o número de cães e gatos abandonados. Além disso, a castração pode melhorar a saúde dos bichinhos, prevenindo doenças reprodutivas. Também pode contribuir para um comportamento mais calmo e amigável, marcação de território em machos, e evitando o estresse do ciclo de reprodução em fêmeas”, acrescenta Carine.

São atendidos cerca de 120 animais por mês na UPC, segundo dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O atendimento é destinado a famílias de baixa renda, que recebem até três (03) salários mínimos. Dentre os critérios para garantir a castração, é necessário que o tutor do animal seja cadastrado no CadÚnico, apresente documentos pessoais e comprovante de endereço. “O projeto é social, então a gente atende a população de baixa renda e protetores de animais”, destaca a zootecnista.

A castração evita, no caso de fêmeas, infecções no trato vaginal, no trato reprodutivo, além de câncer, tumores e outras doenças em ambos os sexos.

A Unidade Permanente de Castração fica no bairro Industrial. O local está passando por revitalização, para melhor acomodar os animais e seus donos. Para maiores informações, basta entrar em contato através do contato: (65) 9 9844-2695 ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

03/05/2024 17:00

Nova data: Mutirão Ambiental do CAR Digital acontecerá de 20 a 24 de maio em Lucas do Rio Verde

Produtores rurais do município e das cidades de Nova Mutum, Nova Ubiratã e Sorriso devem agendar o atendimento online