SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

04/12/2023 16:53:23
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=10099

Meio Ambiente visita usina de reciclagem de resíduos referência em Canoas (RS)

Objetivo é estruturar destinação correta de todos os materiais dentro do município
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/04/2022 16:00

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Gerenciar o descarte do nosso lixo de forma inteligente tem sido um assunto recorrente quando pensamos em preservação do meio ambiente. E para que isso aconteça, as políticas públicas são as principais aliadas na construção dessas ações, além da auxiliarem na conscientização da população sobre a necessidade de descartar corretamente o próprio lixo.

Por mais que seja comumente usado, o termo “jogar fora” causa uma interpretação equivocada sobre como descartamos nosso lixo. Isso porque, não há “fora”. O que por nós é produzido aqui, também é descartado dentro desse mesmo planeta.

Para buscar ações que proporcionem a completa estruturação do descarte de resíduos em Lucas do Rio Verde, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou, na última semana, de 18 a 22 de abril, uma visita oficial ao município de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está instalada a maior usina de reciclagem de resíduos de construção civil do Brasil.

“É um município que faz a diferença na destinação de resíduos e a ideia foi ver o que podemos trazer de ideias para a nossa cidade, com o objetivo de melhorar ainda mais o que temos aqui. Vimos que o nosso município tem potencial para aprimorar e dar a destinação correta para todos os resíduos. Ainda somos uma cidade pequena e nossa população é consciente”, explicou a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini.

Além da secretária, a supervisora de Meio Ambiente, Sandra Scabeni, e a engenheira ambiental, Eduarda Oliveira, estiveram no município sulista em busca de referências para a destinação dos resíduos sólidos na cidade luverdense, em especial os restos de construção civil.

A visita foi realizada em três etapas: a primeira na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, para entender como é feita a tramitação entre poder público e empresa que presta os serviços, além dos demais processos envolvendo o descarte do lixo e limpeza urbana executados pela prefeitura.

A segunda etapa foi para o acompanhamento do serviço de coleta e limpeza urbana pelas ruas de Canoas, e a terceira consistiu na visita às instalações da usina RCC para conhecer de perto como funcionam os processos de reciclagem desse tipo de material, que vêm sendo feitos na usina desde 2019.

A usina de Canoas recebe cerca de 30 mil m3 de resíduos por mês, que são triados e processados, gerando como material agregado diversas bases para novas obras, como areia, pedra e brita com diferentes variações de tamanhos. Os demais materiais, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, (como material orgânico, madeiras, vegetação e recicláveis) são triados e aguardam para ter a sua destinação final ambientalmente adequada.

“Nessa usina eles têm uma grande capacidade de trituração, onde se consegue cinco produtos ao final, que são variações entre pedra, brita e areia. Então, como ganho, além de deixar de comprar a pedra e areia para ser usada nas construções do município, o material que iria poluir e não ter serventia é reaproveitado de várias formas”, complementou a secretária de Meio Ambiente.

Além do benefício ao meio ambiente, da economia com materiais para novas construções, a usina RCC de Canoas garante emprego digno, com carteira assinada, para mais de 100 trabalhadores.

Essa unidade servirá como referência na implantação de um sistema efetivo para reciclagem de restos de construção e materiais orgânicos vindos da poda de árvores em Lucas do Rio Verde.

“Vamos fazer um planejamento macro para os próximos anos no município, que proporcione uma solução para o problema que é o passivo ambiental gerado. Nossa ideia é fazer o aprimoramento e todas as adequações que precisam ser feitas na Central Verde, com todo um controle sobre isso. Vamos trabalhar no estudo para estruturar esse projeto”, finalizou a secretária Suzana.

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

É por meio do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, lançado pelo Governo Federal neste mês, que será possível executar a política nacional de resíduos sólidos.

O Plano proporciona mais segurança jurídica e previsibilidade para a atração de investimentos, além de desenvolver a infraestrutura física e logística para a melhoria da gestão dos resíduos sólidos do país.

Além do encerramento de todos os lixões do Brasil, está previsto o aumento da recuperação de resíduos para cerca de 50% em 20 anos. Assim, metade do lixo gerado deverá deixar de ser aterrado e passar a ser reaproveitado por meio da reciclagem, compostagem, biodigestão e recuperação energética. Atualmente, apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos são reciclados, segundo Ministério do Meio Ambiente.
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/11/2023 13:59

Horto Municipal recebeu grupo de escoteiros em atividades de conscientização e preservação

Foram dois dias de atividades com a participação de mais de 100 pessoas


24/11/2023 13:11

30 toneladas de lixo eletrônico são recolhidos somente neste ano

A parceria permite que o valor arrecadado com a venda do material seja doado ao Hospital de Câncer de Mato Grosso


22/11/2023 15:58

Equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participa de visita técnica sobre resíduos sólidos

Em Tangará da Serra, os servidores também conheceram o Centro de Tecnologia e Inovação


16/11/2023 17:24

Prefeitura e Empaer promovem capacitação sobre adubos e compostagem

Atividades foram realizadas no Auditório dos Pioneiros e no Museu do Cerrado


10/11/2023 13:04

Projeto Lixo Zero será implantado em Lucas do Rio Verde

Iniciativa pretende começar no Paço Municipal e expandir nas escolas


09/11/2023 13:42

Palestra sobre adubos orgânicos será ofertada gratuitamente

Haverá parte teórica e prática no Museu do Cerrado com o profissional da Empaer


08/11/2023 14:33

Prefeitura e instituições estudam melhoramento genético do milho

Ideia é melhorar a genética do milho para consumo e uso culinário e oferecer o alimento o ano todo na região


30/10/2023 14:57

Lucas do Rio Verde está entre os municípios que já aderiram ao Sistema Integrado da Agricultura Familiar

Município está entre as 27 cidades que receberão incentivo de ICMS


24/10/2023 08:59

Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Lucas começa a ser elaborado

A ideia é que o estudo e levantamento seja finalizado em, aproximadamente, um ano e meio em parceria com a empresa FS


16/10/2023 15:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde promove ações para o Dia Mundial da Alimentação

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Empaer organizaram palestra e roda de conversa nesta segunda-feira (16)


11/10/2023 14:19

Proprietários de terrenos sujos tem prazo para limpeza até dia 30 de outubro

Além de multa, a Prefeitura cobrará pelo serviço de limpeza dos lotes fora do padrão