SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

19/05/2024 09:30:34

Sustentabilidade: Programa Lixo Zero avança nas escolas municipais de Lucas do Rio Verde

Processo de implantação já está ocorrendo em 23 unidades escolares da rede municipal
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
07/05/2024 13:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O município de Lucas do Rio Verde, localizado no estado de Mato Grosso, está avançando em sua jornada rumo à sustentabilidade com a implantação do “Programa Lixo Zero" nas 23 escolas municipais. A iniciativa da Prefeitura visa educar os alunos desde cedo sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos, promovendo assim uma cultura ambientalmente responsável e sustentável.

Nesta manhã (07), foi a vez dos mais de 500 alunos da Escola Olavo Bilac receberem o Instituto Lixo Zero e terem a oportunidade de reconhecer os tipos de resíduos (recicláveis, orgânicos e rejeitos), que são gerados na escola.

Com o avanço na implantação, os alunos estão sendo envolvidos em uma série de atividades educativas e práticas relacionadas à gestão de resíduos. A partir da separação correta dos materiais recicláveis, os estudantes estão sendo incentivados a se tornarem agentes de mudança em suas próprias casas e comunidades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Felipe Palis, falou sobre a importância de implantar e ensinar a gestão de resíduos nas escolas para uma mudança de consciência.

"O Lixo Zero veio para a nossa cidade com o objetivo de a gente mudar o pensamento da gestão de resíduos, tentar fazer uma gestão de resíduos de uma forma diferente. Para isso a gente precisa desse engajamento da sociedade. Além de estar sendo trabalhado no Paço Municipal, nas empresas privadas, nossa ideia também é trazer para toda a educação, que é na educação que a gente consegue fazer essa mudança".

Dentre os objetivos da implantação do programa, o secretário ressaltou a redução do volume de resíduos a serem enviados ao aterro sanitário do município.

"Uma das finalidades do programa é reduzir em 90% a quantidade de resíduos que a gente envia para o aterro sanitário. Então, como é que eu consigo fazer essa redução? Através de formas alternativas para eu tratar o meu resíduo. Eu posso reduzir a quantidade que eu gero, eu posso reutilizar, eu posso reciclar, eu posso fazer compostagem e dar essa alternativa. Com isso, podemos promover, ao mesmo tempo, oportunidades econômicas para a indústria de reciclagem e transformação de orgânicos em biomassa da compostagem", completou.

A Prefeitura já conta com o processo de implantação do Lixo Zero em 23 escolas municipais, onde já capacitou à metodologia 250 professores, 230 funcionários da cozinha e limpeza e 3 mil alunos. A meta é atingir os mais de 13 mil alunos da rede municipal.

Além das escolas, a gestão de resíduos também foi implantada recentemente na sede da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, iniciando pelo gabinete do prefeito Miguel Vaz e se estendendo por toda a instituição, sendo as lixeiras retiradas e colocados residuários no local.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO

17/05/2024 07:01

Palestra sobre Avanços na Apicultura está com as inscrições abertas até o dia 21 de maio

O encontro é para apicultores, estudantes da área e demais interessados