SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

17/05/2024 08:22:30

Lucas do Rio Verde reduz cerca de 80% dos passivos ambientais e cataloga 842 nascentes

O objetivo da prefeitura é zerar os passivos ambientais até o final do ano
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
02/04/2020 14:28

(Foto: Ascom Prefeitura)

Por meio do trabalho de gestão ambiental, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está conseguindo reduzir os passivos ambientais. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, desde 2017, já foram recuperadas 80% das áreas degradadas.

O secretário Márcio Albieri destaca que a parceria com os agricultores tem gerado excelentes resultados. “No início da gestão do prefeito Binotti nós tínhamos na faixa de 500 hectares de áreas de preservação permanente (APP) degradadas. Iniciamos um trabalho chamado Passivo Zero onde nosso objetivo é realmente zerar esta degradação e, em parceria com a ONG TNC e com os agricultores luverdenses, nós fomos até as propriedades e também com ajuda de imagens de satélite nós mapeamos estas áreas. Nossas equipes demarcaram os locais a serem recuperados e fornecemos as mudas de árvores nativas para o plantio. Com isso, saímos de pouco mais de 500 hectares e viemos para cerca de 100 a 150 hectares apenas que estão distribuídas na extensão territorial de Lucas do Rio Verde”, explicou.

Albieri reconheceu o esforço dos agricultores para que o projeto desse certo. “O agricultor aqui de Lucas do Rio Verde tem uma consciência ambiental muito apurada, dificilmente vemos isso em outras cidades. Por isso, quero aproveitar o momento e parabenizar os agricultores por essa parceria que tivemos ao longo desses anos e por nos receberem e entenderem a importância desse trabalho para todo o município”, pontuou.

O secretário informou ainda que o trabalho do Passivo Zero continua. “A gente está em plena atividade neste trabalho, queremos finalizar esse projeto neste ano. Vamos fazer um esforço ainda maior e queremos ser o primeiro município do Brasil a ter 100% de suas áreas recuperadas. Com essa ação, ganha o meio ambiente, ganham os agricultores e, principalmente, as futuras gerações que vão ter esse legado de ter uma propriedade 100% ambientalmente correta”, completou.

Sobre as nascentes catalogadas, o secretário Márcio Albieri ressaltou a importância da preservação destes locais. “Hoje, contamos em Lucas do Rio Verde, com 842 nascentes catalogadas, mapeadas e preservadas. Através de uma parceria com o Ministério Público poderemos ter uma equipe exclusiva e equipamentos para percorrer todas essas nascentes, fazer o acompanhamento e verificar a preservação dos locais. Isso nos dá a garantia de que estamos cuidando da nossa vida, da vida dos nossos filhos, netos e de todos os cidadãos”, concluiu.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Fotos:

17/05/2024 07:01

Palestra sobre Avanços na Apicultura está com as inscrições abertas até o dia 21 de maio

O encontro é para apicultores, estudantes da área e demais interessados

16/05/2024 11:30

Mutirão do CAR Digital começa na próxima segunda-feira (20)

Atendimento será realizado na Unilasalle e deve ser agendado online

09/05/2024 10:39

Inscrições abertas para oficina de compostagem

A capacitação é para equipe e alunos das unidades escolares

07/05/2024 18:24