26/04/2024 16:12:54

Educação organiza vagas para alunos do ensino fundamental na rede pública

O poder público vai viabilizar as matrículas de todas as crianças e adolescentes de 4 a 14 anos
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
08/02/2017 17:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)

A Comissão de Reordenamento da Rede Pública de Ensino e Organização das Matrículas se reuniu nesta terça-feira (07) para definir as vagas para matrículas de alunos do ensino fundamental do município.

Esta comissão é composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Assessoria Pedagógica do Estado, pais de alunos, Conselho Municipal de Educação e demais setores relacionados.

A proposta desta comissão é compartilhar gradativamente o atendimento de alunos do ensino fundamental. Dando prioridade ao município nos alunos dos anos iniciais (1º a 5º ano) e ao estado os alunos de anos finais (6º a 9º ano).

De acordo com a secretária municipal de Educação, Cleusa de Marco, atualmente o município atende mais de 70% dos alunos do ensino fundamental e o objetivo é igualar este número. “No momento o município já matriculou 5.800 estudantes no ensino fundamental e o estado está com cerca de 2.300. Dessa forma, estamos trabalhando para acomodar todos os alunos e cobrando a responsabilidade do estado no atendimento, para que seja compartilhado igualmente”, pontua a secretária.

Segundo Cleusa, o poder público vai viabilizar as matrículas de todas as crianças e adolescentes de 4 a 14 anos. “Nós definimos que os alunos excedentes do Jaime Seiti Fujii serão encaminhados para as Escola Estadual Manoel de Barros. Nenhum aluno dessa idade ficará sem estudar, talvez a vaga não será disponibilizada na escola que os pais queiram, mas nós teremos vagas para atender a todos”, ressalta Cleusa.

A secretária ainda enfatizou que os pais que estão preocupados em matricular os filhos na rede estadual, não precisam ficar apreensivos, pois as unidades estaduais também têm qualidade. “As escolas da rede estadual estão organizadas, elas também desenvolvem um ensino de qualidade, têm uma gestão que faz o trabalho com competência. E se o pai não confia na escola, ele tem que participar da escola do filho e fortalecer o conselho de pais. A Secretaria estará apoiando as gestões das escolas estaduais, os pais não precisam ter preocupação em matricular em uma escola do estado”, evidencia Cleusa.

Até o momento, a rede municipal está com 9.350 matrículas. “Lucas está recebendo um grande número de famílias, estamos estudando os locais que precisam da construção de escolas para atendermos toda esta demanda. Temos o desafio de manter a qualidade e nós sabemos que a sala de aula superlotada interfere no trabalho do professor e na aprendizagem do aluno, se for necessário vamos abrir mais salas, nosso compromisso é manter a qualidade e continuar avançando”, conclui a secretária.

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 15:39