01/05/2024 17:52:17

Gestão da merenda escolar de Lucas do Rio Verde é a 2ª melhor no estado

Em Lucas do Rio Verde o controle interno da alimentação escolar em 2018 alcançou 64 pontos, chegando ao nível de maturidade de 85,33%
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
09/08/2019 09:36

(Foto: Ascom Prefeitura)

Lucas do Rio Verde ocupa a 2ª colocação no estado de Mato Grosso na gestão da merenda escolar. O índice é apontado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) por meio de avaliação dos controles internos administrativos dos municípios.

O TCE-MT, em parceria com a Controladoria Geral da União, desenvolveu uma metodologia para avaliar os controles internos administrativos dos municípios mato-grossenses na gestão da merenda escolar. Essa metodologia foi compartilhada com os controladores internos dos municípios, que foram os responsáveis pela execução dos trabalhos de auditoria nos respectivos municípios, após treinamento do TCE-MT.

Em Lucas do Rio Verde, com as novas ferramentas e iniciativas do município para dar maior eficiência ao setor, o controle interno da alimentação escolar em 2018 alcançou 64 pontos, chegando ao nível de maturidade de 85,33%, considerado aprimorado.

Com isso, o município conquistou o segundo lugar no estado de Mato Grosso. O primeiro lugar ficou com o município de Itaúba, com 65 pontos, que de acordo com a estimativa do IBGE (2018) a população é de 3.901 habitantes. De acordo com estimativa do IBGE (2018), Lucas do Rio Verde possui 63.411.

O questionário de avaliação foi aplicado pelas Controladorias Internas dos municípios e analisados pelo tribunal. Os critérios avaliados foram divididos em quatro grupos: alimentação e nutrição, gestão e operacionalização, prestação de contas e Conselho de Alimentação Escolar. Dentro destes grupos foram analisados estrutura física das escolas, aceitação do cardápio pelos alunos, processo licitatório, atividades de educação alimentar, entre outros.

De acordo com o gerente do Controle Interno, Rudimar Rubin, a proposta do Município é continuar investindo na merenda escolar para ofertar aos alunos cada vez mais uma alimentação de qualidade. Dessa forma, o resultado desta avaliação é um incentivo para dar continuidade aos projetos da área.

“Esse resultado é graças ao empenho das equipes envolvidas, principalmente da equipe da merenda escolar, da Secretaria de Educação, que não mede esforços para ofertar um atendimento de qualidade para nossas crianças e com grande zelo por todo o processo da merenda, desde a aquisição dos produtos, construção do cardápio, preparo, até chegar à mesa das crianças. E é um anseio do prefeito Binotti que este trabalho seja sempre ampliado e executado com maior eficiência, garantindo assim, um serviço de qualidade para todos”, explica Rudimar.

CONTROLE INTERNO

30/04/2024 19:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde entrega reforma e ampliação de escola; investimento é de mais de R$ 3.1 milhões

Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello atende 700 alunos do 1º ao 5º ano