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SINE - seguro desemprego
Habilitação de seguro desemprego.
Atendimento Online Atendimento Presencial
SINE - seguro desemprego.
Galeria central de serviços.
Detalhes do serviço.
- Habilitação de Seguro-Desemprego.
- O Sistema Nacional de Emprego (SINE) foi criado em 1975 sob a égide da Convenção nº. 88 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que orienta cada país-membro a manter um serviço público e gratuito de emprego, para a melhor organização do mercado de trabalho.
Requisítos para acesso ao serviço.
- Ser Pessoa Física.
- Ser dispensado da empresa sem justa causa.
- O trabalhador que é dispensado da empresa e que tem direito ao seguro vai até o Sine para dar entrada no Seguro.
Documentos necessários.
- Documentos Originais RG, CPF, Reservista ou CNH (No Prazo de Validade).
- Requerimento de Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa com assinatura e Identificação (Nome e CPF do Empregador).
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (Com Data, Assinatura e Carimbo do Empregador).
- Ata Judicial (Ação Contra a Empresa) (Se for o caso) CÓPIAS(São necessárias todas) RG, CPF, Reservista ou CNH (No Prazo de Validade).
- Comprovante do Saque do FGTS OU Solicitar na Caixa Extrato de Conta Vinculada do FGTS (Carimbado e Assinado pela Caixa).
- Comprovante de Residência (endereço atualizado).
- Comprovante de Escolaridade.
Etapas para realizar o serviço.
- O trabalhador vai até o Sine com a documentação retira uma senha e aguarda atendimento.
Para dar entrada pelo site do Governo:
1. Entre no portal de Trabalho e Emprego.
2. Faça o cadastro e crie uma conta para login.
3. Utilize a senha provisória recebida por e-mail ou celular e valide o cadastro para criar uma nova senha.
4. Em seguida, acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego. Selecione a opção “Requerer o Seguro-desemprego”.
5. Faça a solicitação, clicando na função “Solicitar seguro-desemprego”.
6. Digite o número do Requerimento do seguro-desemprego e clique em “Localizar”. Nesta etapa, você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados.
7. Leia atentamente as regras e termos para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar” e, em seguida, clique em “Concluir”.
8. Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação da solicitação.
Para dar entrada pelo aplicativo da Carteira de Trabalho:
1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
2. Faça o cadastro no portal gov.br, e entre com login e senha.
3. Na tela seguinte, você terá acesso às anotações referentes à sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego.
4. Na aba do seguro-desemprego, clique em “Solicitar”.
5. Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, confirme todas as suas informações e clique em “Avançar” no final da tela.
6. Nesta etapa, você poderá ver todos os dados referentes ao contrato de trabalho em questão, como seu cargo, tempo de serviço, datas de admissão e encerramento do contrato, motivo da dispensa e qual foi o valor recebido nos últimos três meses trabalhados. Leia tudo atentamente e clique em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.
- Após seguir todos estes passos para dar entrada no seguro-desemprego, o sistema analisa os documentos informados e os que já estão cadastrados na base de dados do Governo Federal. Depois disso, ele informa na hora se o benefício será concedido.
- No mesmo instante, é possível verificar também informações sobre as parcelas, como data da liberação, quantidade e valores. O valor será liberado 20 dias após a solicitação do benefício no sistema.
- Caso você tenha algum problema ao dar entrada no seguro-desemprego, basta acessar a página de atendimento do Ministério da Economia, preencher o formulário com seus dados e informar o problema. Você receberá um e-mail com informações e o passo a passo que deve seguir para conseguir completar a solicitação do auxílio.
Atendimento.
Como consultar o andamento do serviço? O seguro pode ser solicitado pelo aplicativo da Carteira Digital. Disponível na Play Store ou Apple Store:
- Telefone (65)99359-7824 (65)3548-2585
- Endereço: A Galeria Central de Serviços está localizado na Av. Paraná, nº 766.
- Horario de atendimento: De Segunda a Quinta das 7h as 15h e na Sexta das 7h as 13h.