01/02/2023 12:26:29
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10012/

7º Fórum Regional da Agricultura Familiar encerra Show Safra com capacitação de produtores

Encontro teve palestras com especialistas sobre fruticultura e apicultura
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/03/2022 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O último dia de um dos maiores eventos de difusão de tecnologias para o agronegócio, o Show Safra, encerrou a programação da semana, nesta sexta-feira (25), com o 7º Fórum Regional da Agricultura Familiar, no auditório da Fundação Rio Verde. 

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo central do encontro foi proporcionar aos pequenos produtores informações relacionadas às culturas da fruticultura e apicultura, com significativo potencial de exploração no município, principalmente para suprir a demanda interna de consumo e, futuramente, conseguir expandir e exportar essa produção.

A abertura do fórum contou com a presença de diversas autoridades e, posteriormente, a palestra sobre fruticultura, com William Krause, doutor em genética e melhoramento de plantas e professor adjunto e pesquisador da Unemat, seguida da
palestra sobre apicultura, com João Bosco, biólogo especialista em apicultura e extensionista da Empaer.  

Na fruticultura, o professor Krause destacou três culturas: do maracujá, goiaba e acerola, apontando seus níveis de produção em comparativo em todo país e as formas de tornar essas frutas produção de ampla escala em Mato Grosso, nas mais de 100 mil pequenas propriedades existentes. 

“Mato grosso é um estado extremamente agrícola e já consolidado no agronegócio e a fruticultura é um pouco diferente desse contexto. Mais de 75% das frutas e hortaliças que consumimos vêm de fora, então não somos autossustentáveis, mas temos condições climáticas para isso, não só para abastecer o mercado interno, mas também para outros estados”, detalhou Willian krause.

Depois de dois dias em campo com um grupo de agricultores familiares de Lucas do Rio Verde para práticas de manejo com abelhas, João Bosco palestrou para encerrar o ciclo de aprendizados voltados à apicultura.  

“Eu trouxe a eles um conhecimento, senti os problemas da região. Agora é preciso organizar essa cadeia produtiva na cidade e trabalhar para amenizar os impactos negativos na questão da agricultura extensiva com a apicultura, porque uma depende da outra”, apontou o extensionista. 

“A abelha depende da própria agricultura, assim como a agricultura depende da abelha. Mas os defensivos estão causando impactos grandes e há meios de conciliar as duas atividades e vamos fazer esse trabalho de conscientização”, pontou João Bosco, que pesquisa as abelhas há mais de 30 anos.  

Depois de dois anos com as atividades interrompidas pela pandemia, o presidente da Empaer comparou que o Show Safra 2022 “é do tamanho do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”. 

“Aqui estão as tecnologias mais avançadas do Brasil e do mundo para desenvolvimento agropecuário junto aos agricultores. O fórum da agricultura familiar dentro de um evento como esse mostra a importância dessa agricultura para os municípios e ainda para o caminho do desenvolvimento de Mato Grosso”, disse Renaldo Loffi.

“Tem pessoas de todos os municípios do estado que vem para participar desse fórum. Esse evento vem exatamente para contribuir com isso, promover mais palestras, para que eles produzam com mais qualidade e que também tenham renda”, explicou o prefeito Miguel Vaz.  

Suzana Romancini, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, celebrou o fórum que encerrou o evento, além dos projetos em andamento voltados para desenvolver e fomentar o pequeno produtor.  

“Esse ano fizemos muitas parcerias para atender a demanda e necessidade dos produtores. Temos projetos, como o de apicultura e fruticultura, que já estão em andamento, além das palestras para reforçar o trabalho feito”, detalhou Suzana.  

Além dos palestrantes convidados, diversas outras autoridades participaram da programação do fórum, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o deputado estadual, Gilberto Cattani, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini,  o presidente da Câmara, Daltro Figur, empresários, estudantes e produtores da região. 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE

Mais em Lucas do Rio Verde


01/02/2023 10:10

Prefeitura de Lucas do Rio Verde antecipa adequação à Nova Lei de Licitações

Já foram publicados sete decretos para regulamentar os processos e servidores foram capacitados


01/02/2023 09:09

Gestão Miguel Vaz convoca mais de 200 aprovados no Concurso Público nº 01/2022

Com 231 novos servidores para a Educação, essa é a maior convocação da história de Lucas do Rio Verde


01/02/2023 09:00

Cultura abre inscrições para novos integrantes da Banda Musical de Lucas do Rio Verde

As vagas ofertadas são para crianças e adolescentes a partir dos 8 anos


31/01/2023 15:48

Prefeitura de Lucas do Rio Verde homologa o resultado final do Concurso Público nº 01/2022

Candidatos devem acompanhar o início das convocações no site da Prefeitura


31/01/2023 15:40

Saúde alerta sobre diagnóstico precoce de hanseníase e realiza entrega do kit de avaliação dermatoneurológica aos PSFs

Em Lucas do Rio Verde são 71 pacientes acompanhados pelo Município


31/01/2023 11:00

Serviço de emissão de RG será reduzido para modernização do sistema

Conforme a Politec, a capacidade de emissão do documento será de 50%, com um período de suspensão total de 13/02 a 03/03


31/01/2023 10:52

Escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde iniciam aulas no dia 1º de fevereiro

Confira local e data das novas escolas Professora Joice Martinelli Munhak, Professor Marcelino Espindola Dutra e Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro


31/01/2023 10:00

Confira as licitações da Prefeitura de Lucas do Rio Verde disponíveis para fevereiro

Editais são nas modalidades pregão eletrônico, tomada de preços e concorrência pública


31/01/2023 08:20

Produtores culturais luverdenses são classificados em resultado preliminar de edital do Estado

Investimento do Projeto Viver Cultura é de R$ 10 milhões


30/01/2023 16:25

Saiba onde se vacinar contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde

A imunização no município ocorre para todos os públicos aptos


30/01/2023 15:01

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia instalação de cinco novos parquinhos

Outros 10 instrumentos devem ser instalados até o fim do ano