28/03/2024 10:17:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10012/

7º Fórum Regional da Agricultura Familiar encerra Show Safra com capacitação de produtores

Encontro teve palestras com especialistas sobre fruticultura e apicultura
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
26/03/2022 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/ Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O último dia de um dos maiores eventos de difusão de tecnologias para o agronegócio, o Show Safra, encerrou a programação da semana, nesta sexta-feira (25), com o 7º Fórum Regional da Agricultura Familiar, no auditório da Fundação Rio Verde. 

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o objetivo central do encontro foi proporcionar aos pequenos produtores informações relacionadas às culturas da fruticultura e apicultura, com significativo potencial de exploração no município, principalmente para suprir a demanda interna de consumo e, futuramente, conseguir expandir e exportar essa produção.

A abertura do fórum contou com a presença de diversas autoridades e, posteriormente, a palestra sobre fruticultura, com William Krause, doutor em genética e melhoramento de plantas e professor adjunto e pesquisador da Unemat, seguida da
palestra sobre apicultura, com João Bosco, biólogo especialista em apicultura e extensionista da Empaer.  

Na fruticultura, o professor Krause destacou três culturas: do maracujá, goiaba e acerola, apontando seus níveis de produção em comparativo em todo país e as formas de tornar essas frutas produção de ampla escala em Mato Grosso, nas mais de 100 mil pequenas propriedades existentes. 

“Mato grosso é um estado extremamente agrícola e já consolidado no agronegócio e a fruticultura é um pouco diferente desse contexto. Mais de 75% das frutas e hortaliças que consumimos vêm de fora, então não somos autossustentáveis, mas temos condições climáticas para isso, não só para abastecer o mercado interno, mas também para outros estados”, detalhou Willian krause.

Depois de dois dias em campo com um grupo de agricultores familiares de Lucas do Rio Verde para práticas de manejo com abelhas, João Bosco palestrou para encerrar o ciclo de aprendizados voltados à apicultura.  

“Eu trouxe a eles um conhecimento, senti os problemas da região. Agora é preciso organizar essa cadeia produtiva na cidade e trabalhar para amenizar os impactos negativos na questão da agricultura extensiva com a apicultura, porque uma depende da outra”, apontou o extensionista. 

“A abelha depende da própria agricultura, assim como a agricultura depende da abelha. Mas os defensivos estão causando impactos grandes e há meios de conciliar as duas atividades e vamos fazer esse trabalho de conscientização”, pontou João Bosco, que pesquisa as abelhas há mais de 30 anos.  

Depois de dois anos com as atividades interrompidas pela pandemia, o presidente da Empaer comparou que o Show Safra 2022 “é do tamanho do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde”. 

“Aqui estão as tecnologias mais avançadas do Brasil e do mundo para desenvolvimento agropecuário junto aos agricultores. O fórum da agricultura familiar dentro de um evento como esse mostra a importância dessa agricultura para os municípios e ainda para o caminho do desenvolvimento de Mato Grosso”, disse Renaldo Loffi.

“Tem pessoas de todos os municípios do estado que vem para participar desse fórum. Esse evento vem exatamente para contribuir com isso, promover mais palestras, para que eles produzam com mais qualidade e que também tenham renda”, explicou o prefeito Miguel Vaz.  

Suzana Romancini, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, celebrou o fórum que encerrou o evento, além dos projetos em andamento voltados para desenvolver e fomentar o pequeno produtor.  

“Esse ano fizemos muitas parcerias para atender a demanda e necessidade dos produtores. Temos projetos, como o de apicultura e fruticultura, que já estão em andamento, além das palestras para reforçar o trabalho feito”, detalhou Suzana.  

Além dos palestrantes convidados, diversas outras autoridades participaram da programação do fórum, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, o vice-prefeito, Marcio Pandolfi, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Suzana Romancini, o deputado estadual, Gilberto Cattani, o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini,  o presidente da Câmara, Daltro Figur, empresários, estudantes e produtores da região. 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


28/03/2024 09:01

2º Encontro de Gestores Escolares é realizado em Lucas do Rio Verde

Intuito é a troca de ideias entre profissionais das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular


28/03/2024 09:00

UAB/UFMT: matrículas abertas para aprovados no curso de Especialização em Educação

Prazo final para efetivar a matrícula é dia 29 de março


27/03/2024 17:25

Abertas inscrições para os Jogos Escolares Municipais 2024

Competição acontecerá de 10 a 13 de abril em três ginásios da cidade


27/03/2024 09:13

Apresentações Teatrais reúnem crianças em Semana da Preservação da Água

O evento está sendo realizado de manhã e à tarde, no auditório da Câmara de Vereadores


26/03/2024 16:45

Dia do Artesão é celebrado com feira de artesanato especial em Lucas do Rio Verde

Evento foi realizado na sede Casa do Artesão, no bairro Jardim das Palmeiras


26/03/2024 15:43

Município sedia “Copa Sicredi Viva Lucas de Voleibol” em abril

Serão dois dias de competição com a participação de atletas de todo estado


26/03/2024 15:39

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira (27)

Confira os grupos que podem se vacinar contra a gripe em Lucas do Rio Verde


26/03/2024 11:30

Lucas do Rio Verde participa de evento sobre Cidades Inteligentes

Mais de 17 mil pessoas passaram pela 5ª edição da Smart City Expo


26/03/2024 11:20

Prefeitura divulga resultado preliminar do Seletivo Emergencial da Educação

Prazo para recurso administrativo termina nesta terça-feira (26)


26/03/2024 08:23

Mais 192 contemplados do Condomínio Águas do Cerrado assinam contrato em Lucas do Rio Verde

Programa habitacional do Município contemplará 1.536 famílias ao todo


25/03/2024 17:30

Cultura abre inscrições para Mostra de Dança 2024

Participantes devem se inscrever até o dia 12 de abril, na sede da Secretaria