19/03/2026 15:24:33
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10300/

Ferrovia estadual recebe a primeira licença de instalação

Obras devem iniciar por Rondonópolis até chegar a Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
16/06/2022 11:50

(Foto: Rumo S/A)


Ajustar tamanho da fonte:

A empresa que vai construir a linha férrea que partirá de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde - Rumo S/A - recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), nesta semana, a primeira Licença de Instalação (LI) da ferrovia estadual. Com isso, a empresa está autorizada a iniciar as obras.

Entusiasmado, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, afirma que esse é um importante passo para o município. "Esse é um momento muito esperado aqui para a cidade, que é a chegada da ferrovia. O início das obras representa o começo de um grande projeto que, em poucos anos, estará aqui, já que a ferrovia contempla vários municípios".

De acordo com a Sema-MT, a autorização será por etapas. Essa primeira licença permite a implantação dos trilhos em um trecho de 8,67 km, localizado na região do Parque Intermodal de Rondonópolis, além da instalação de canteiro, contratação de mão de obra e transporte de materiais para o local.

A licença emitida vêm após análise do Estudo do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Os documentos foram apresentados pela Rumo em audiência pública, em dezembro de 2021.

Um ato solene, ainda neste mês, deve marcar o início das obras.

A primeira ferrovia estadual de Mato Grosso terá cerca 730 quilômetros, com investimento de R$ 11,2 bilhões.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/03/2026 13:18

Lucas do Rio Verde é destaque estadual com Selo Diamante em Excelência na Aprendizagem

Premiação foi entregue nesta quarta-feira (18), em Cuiabá, ao prefeito e à equipe da Secretaria Municipal de Educação


19/03/2026 11:08

Servidores da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato participam de capacitação em Cuiabá

Evento integra o Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Mato Grosso


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município