28/02/2026 02:09:53
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10502/

Secretaria de Saúde retoma Planejamento Familiar

O apoio do serviço de saúde e o acompanhamento da equipe médica são fundamentais para o planejamento familiar
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
09/08/2022 08:55

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que retomou as atividades do Planejamento Familiar nos PSFs, que consiste em um conjunto de ações criadas com o intuito de orientar mulheres e homens quanto a métodos contraceptivos, prevenção de gravidez não desejada e direito de escolha de ter filhos ou não.

O apoio do serviço de saúde e o acompanhamento da equipe médica são peças fundamentais para o planejamento familiar, pois promovem o acesso à informação sobre os métodos mais eficazes e seguros de acordo com o histórico do paciente.

Além de contribuir por meio da orientação para que o casal tenha sua vivência da sexualidade com segurança e saúde, o foco de entender o que é planejamento familiar é também sinônimo de bem-estar físico e mental de mulheres e homens.

“Entendemos que essa etapa da vida é muito importante e, como equipe de saúde, devemos e podemos auxiliar com orientações, acompanhamento, entre outras ações desenvolvidas nas unidades de saúde. O Planejamento familiar é fundamental para que a pessoa ou o casal tenham acesso as melhores alternativas alinhadas às suas vontades, é indicado para quem quer aumentar a família ou prevenir que isso aconteça, nesse caso atuando com as melhores medidas”, explica secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

O planejamento familiar é direito de todo cidadão, previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 9.263/1996.

Como participar

Para acessar o serviço do Planejamento Familiar é necessário realizar consulta em sua unidade de saúde e também atender aos pré-requisitos, conforme a Lei n 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Após consulta com enfermeiro ou médico, o paciente vai juntar todos os documentos necessários e assinar um termo de interesse para fazer o procedimento.

O projeto mantém na lei o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.

Em uma próxima etapa, o PSF de origem é quem encaminha a documentação completa para a comissão multiprofissional, responsável pelo contato com o usuário para finalidade de agendamento, seja o casal ou o solteiro que irão passar pelo procedimento de laqueadura ou vasectomia e, em seguida, entrega a demanda a Central de Regulação que encaminha, conforme disponibilidade, o paciente ao especialista para o procedimento.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico