27/02/2026 23:57:34
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10919/

Vigilância verifica condições sanitárias no comércio luverdense

No final do ano, as reinspeções são comuns; os estabelecimentos devem estar preparados para atender todos os critérios exigidos pelas normas sanitárias
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
23/11/2022 08:32

(Foto: Ascom Prefeitura/Vigilância Sanitária)


Ajustar tamanho da fonte:

A Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, iniciou as ações de fiscalização em supermercados, lanchonetes, restaurantes, açougues, feiras, fábricas, vendedores ambulantes, entre outros. A operação tem o objetivo de verificar todos os comércios do setor alimentício, com a finalidade de garantir que os serviços e produtos vendidos estejam seguros para consumo e comercializados de acordo com a legislação em vigor. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Nadielle Patrícia da Silva Cruz, serão feitas inspeções para averiguação das condições sanitárias, da manipulação e conservação dos produtos nos estabelecimentos, bem como orientações educativas sobre as regras para venda dos alimentos. Os produtos irregulares serão imediatamente apreendidos conforme legislação sanitária

“São inspeções de rotina que serão intensificadas nesse período de fim de ano devido ao aumento do fluxo do setor alimentício. Duas equipes estarão em restaurantes e supermercados, em lanchonetes e vendedores ambulantes. Todos os estabelecimentos fiscalizados devem dispor o alvará sanitário em local visível ao público. Essa medida é uma importante ferramenta para que a população tenha ciência de quais estabelecimentos estão aptos pela Vigilância Sanitária Municipal”, explica.

No final do ano, as reinspeções são comuns e os estabelecimentos devem estar preparados para atender todos os critérios exigidos pelas normas sanitárias. A coordenadora ainda ressalta que as irregularidades mais observadas são relativas a alimentos não conservados adequadamente e também fora do prazo de validade, o que pode representar um risco para a saúde do consumidor.

“É muito importante que a população observe o serviço e os produtos durante o ato de comprar ou consumir e, em caso de irregularidades, denuncie na Vigilância Sanitária Municipal. O trabalho da Vigilância é constante, mas quanto mais pessoas estiverem cientes dos riscos e das não conformidades frequentes mais fácil será garantir a qualidade e segurança nas vendas destes produtos”, destaca Nadielle.

Essas e outras normas são referentes ao Código de Vigilância Sanitária – Lei nº 119/2012 e RDC 216/2004 sobre as boas práticas para serviços de alimentação.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico