25/04/2024 05:44:58

10ª Conferência Municipal de Assistência Social discute a reconstrução do SUAS

Defensoria Pública, instituições e profissionais da assistência social participaram da conferência
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
25/05/2023 17:08

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Durante todo o dia, foi realizada nesta quinta-feira (25), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social em Lucas do Rio Verde. O encontro reuniu assistentes sociais, profissionais que atuam na área, bem como representantes de instituições ligadas ao setor e beneficiários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A abertura do encontro contou com a participação da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro Vaz, da defensoria pública, representada pelo promotor Guilherme Rigon, da presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Barzotto e do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Pedro Góis.

A conferência tem como objetivo discutir políticas públicas para a assistência social e a reconstrução do SUAS. Foram trabalhados, ao longo do dia, cinco eixos, sendo eles: financeiro; controle social; articulação entre os segmentos; serviços, programas e projetos e, por último, benefício e transferência de renda.

De acordo com Janice Ribeiro, várias ações já são desenvolvidas e foram implantadas para atender a sociedade luverdense. Mesmo assim existe uma demanda crescente de pessoas que chegam no município e precisam da assistência social.

“A demanda é diária. Nós temos crescimento de pessoas de idade e de moradores de rua. Tem chegado muitos venezuelanos e migrantes no nosso município. E tudo isso demanda pensarmos juntos e demanda em ações”, salienta a secretária.

“Temos uma gestão forte e comprometida que faz o dever de casa. Hoje estaremos discutindo em torno disso, o que mais podemos fazer, quem mais precisa ser alcançado e de qual forma ser alcançar”, acrescenta Pedro Góis.

O evento contou com a palestra da Ariane Aparecida Baena, coordenadora da Gestão de Benefícios do SUAS, e da Lenyze Grecco Gomes, coordenadora da Regulação e Gestão Financeira do SUAS. Para as representantes do Estado, as conferências municipais são importantes porque permitem que as cidades façam a avaliação e discussão de como está sendo entregue os serviços da política social no município. “É o momento que se reúne toda a sociedade, os conselhos e a gestão para fazer essa avaliação em conjunto”, aponta Lenyze.

Foram levantadas durante a reunião, as maiores demandas da assistência social, como a construção de uma casa da acolhida a mulher vítima de violência, que serão levados à conferência estadual e nacional.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO

24/04/2024 16:46

Lucas do Rio Verde sedia Jogos Escolares e Estudantis com participação de 1200 atletas

Abertura será no dia 26 de abril no Ginásio Didé Martins às 20h