10/06/2026 23:32:56
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11026/

Gestão Municipal sanciona lei de incentivo a inovação em Lucas do Rio Verde

Executivo promoverá ações para modernização dos serviços públicos
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior e Marcello Paulino
15/12/2022 17:40

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

Como parte da proposta de inovação para Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz assinou, na manhã desta quinta-feira (15), a Lei 3.457/2022, de incentivo e apoio à inovação e tecnologia no município. 

De acordo com o prefeito, “trata-se do marco regulatório, com as diretrizes e ações que visam garantir a segurança jurídica necessária para atrair investimentos, desenvolver novas matrizes e fazer de Lucas do Rio Verde um polo de tecnologia e inovação”.

A Lei traz como objetivo promover a inovação de base tecnológica, apoiar a interação entre as empresas e instituições, adotar novas práticas de inteligência coletiva envolvendo a sociedade, incentivar a expansão de e criação de empreendimentos, promover as atividades de sensibilização, criação e fomento de startups, entre outros. 

Será elaborado um plano anual com a coordenação do Departamento de Inovação, Tecnologia e Fomento. O setor está ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, de acordo com o novo organograma da Prefeitura.

“O que estamos fazendo é construir alicerces sólidos para um futuro de prosperidade”, comenta Miguel Vaz.

De acordo com a legislação, o Executivo promoverá ações com foco na modernização da Administração Municipal e transformação digital dos serviços utilizando mecanismos de compra pública, encomenda tecnológica, concursos, hackathons e outros meios de contratação para soluções inovadoras para determinado problema por meio de desenvolvimento tecnológico.

A lei institui ainda o Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, que será formado por representantes da Prefeitura e suas secretarias, da Câmara de Vereadores, da AIC - Aliança de Inovação do Cerrado, instituições de ensino e outros.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Anexos:

Lei 34757 2022

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas