24/07/2026 04:37:54
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11349/

Mais de 60 mil mudas frutíferas e caixas de abelhas são fornecidas à agricultura familiar

Caixas para a apicultura foram encaminhadas pelo Governo do Estado
Por Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque
14/03/2023 11:35

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O Município deu mais um importante passo para fomentar a agricultura familiar em Lucas do Rio Verde e a produção dos pequenos produtores. Por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Empaer, 64.600 mudas frutíferas e 60 caixas de abelhas serão entregues para a categoria. Um ato que oficializa o incentivo foi realizado na manhã desta terça-feira (14), no Horto Municipal.

Além de parte dos agricultores beneficiados, a ação dos projetos Frutífica Lucas e Apilucas contou com a presença do prefeito Miguel Vaz, o secretário da pasta, Paulo Nunes, vereadores, representantes da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), Cooperlaf (Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares), demais autoridades e servidores.

Entre as mudas ofertadas estão as culturas de: mamão, abacate, limão-taiti, tangerina (ponkan), banana-nanica, banana-da-terra, abacaxi e pitaia. O investimento, de recursos próprios do Município, é de R$ 243 mil, sendo R$ 25 mil de repasse para a Empaer.

Conforme a lei nº 3.392, que regulamenta o programa, o objetivo é incentivar a implantação de pomares de frutas tropicais, inserindo na paisagem e na cultura do município, gerar emprego e renda nas propriedades rurais, além de evitar o êxodo rural, pela falta de emprego e renda. 

As 60 caixas de abelhas foram doadas pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT), pelo Programa MT Produtivo, e estão sendo repassadas aos produtores luverdenses por meio da Prefeitura. 

“Começamos com a apicultura no ano passado. Vai nos ajudar muito, hoje em dia tudo é caro, então esse beneficiamento vai ajudar muito a gente, pois já diminui um pouco do nosso custo”, contou o apicultor Valdecir Fuzari. 

De acordo com a Seaf, o intuito é fomentar o desenvolvimento da apiculcutura, com a introdução de equipamentos que promovam o aumento da produtividade, proporcionando viabilidade para a cadeia produtiva do mel, tanto econômica, como social e ambiental, tornando-a competitiva e sustentável. 

Após a entrega das mudas, os agricultores terão o acompanhamento técnico intensificado pelos profissionais da Prefeitura e Empaer. 

“São projetos que estamos trabalhando há um tempo. A prefeitura investiu nessas mudas, vamos fazer a distribuição e fomentar o trabalho de assistência técnica, para que a gente esteja próximo do produtor e ele produza com eficiência”, acrescentou o secretário Paulo Nunes. 
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades