29/04/2026 14:53:21
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11360/

Fiscalização para coibir ligações clandestinas de esgoto é realizada em Lucas do Rio Verde

Os bairros Primaveras II e Jardim Amazônia recebem a inspeção nesta semana
Por Ascom Prefeitura/Carla Braganholo
16/03/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Carla Braganholo)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando nesta semana, o processo de termonebulização, conhecido também como fumacê, nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia. O objetivo é identificar possíveis ligações irregulares na tubulação de esgoto.

O trabalho é realizado por servidores da equipe de fiscalização e operacional da rede de esgoto do município. A vistoria acontece por meio de um aparelho que solta uma fumaça atóxica e sem cheiro, colocado em um dos poços de visitas (PVs) da rede coletora de esgoto. A fumaça entra pelo PV e circula pela rede e, quando há ligações irregulares, ela sai por outros locais, como bocas de lobos, caixa de passagem ou calhas de drenagem da água da chuva, atingindo um raio de até 150 metros.

De acordo com o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, a água da chuva na rede de esgoto também é irregular, já que sobrecarrega as tubulações e prejudica os processos de coleta e tratamento. 

“Nesse caso, pode acarretar entupimentos, rompimentos de redes e extravasamentos em vias públicas, além do retorno do esgoto às residências dos moradores, principalmente em períodos de chuvas intensas. Por isso, é muito importante que a população entenda a importância da separação das redes de esgoto e de água pluvial”, explicou Valdiano.

Com a constatação da irregularidade, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

Em caso de dúvidas, os munícipes podem entrar em contato por meio do número (65) 3549-7700.
 

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos


28/04/2026 10:31

Vagas remanescentes das oficinas culturais estão abertas a partir desta terça-feira (28)

Inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo site da Prefeitura