08/04/2026 18:31:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11391/

Projeto Futebol de Rua pela Educação é implantado na Escola Cecília Meireles

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua e Rumo Logística
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
22/03/2023 17:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua, empresa Rumo Logística e Escola Municipal Cecília Meireles lançou em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na quadra de esportes da instituição de ensino, o Projeto Futebol de Rua pela Educação, com crianças e adolescentes desta comunidade do bairro Tessele Junior.

O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2006 e é desenvolvido conforme a Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438. Conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano. Em Lucas do Rio Verde, as atividades do programa já iniciaram, sendo no contraturno escolar. Serão atendidas cerca de 100 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e da tarde.
     
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição. “O projeto nasceu de um anseio do fundador em trabalhar o esporte e a educação de forma acessível para meninos e meninas que vivem em áreas e zonas de maior vulnerabilidade social. Então, essa é a pegada do projeto, é o desenvolvimento social, é o esporte para o desenvolvimento. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores”.

Desde a criação, a organização já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba (PR), hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 22 estados, atendendo aproximadamente 5.500 meninos e meninas, entre 7 a 17 anos, em diversos projetos sociais. 

Vinícius Roder Corrêa é o responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, empresa responsável pela construção e exploração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Ele explicou a escolha do município para aplicação do projeto. “Lucas do Rio Verde, por ser o município que temos como destino final da ferrovia, é de suma importância estreitar laços com projetos sociais com as cidades que fazem parte do trajeto”, analisa.

A cerimônia terminou com assinatura do Acordo de Cooperação, que autoriza o início da execução do projeto em Lucas do Rio Verde, entre o prefeito Miguel Vaz, Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação e Vinícius Roder Corrêa representando a Rumo Logística. “Agradeço o apoio da Rumo que, antes da ferrovia chegar, já está trabalhando com projetos sociais e esse é muito importante, pois vem exatamente para contribuir à melhoria da educação do aluno. Meus agradecimentos também ao Projeto Futebol de Rua pela Educação por abraçar a nossa cidade”, discursou o prefeito Miguel Vaz.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora municipal, Derlise Marchiori, do gestor da escola, Leandro de Souza, o assessor pedagógico (representando a Secretaria de Educação), Osmar Cícero, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolecente, Debora Carneiro, dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlademir Mesquita, além de pais e alunos da comunidade escolar. 

EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município