08/04/2026 18:35:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11486/

Gestão Miguel Vaz conquista autorização para armamento da Guarda Civil Municipal

Iniciativa visa melhorar a segurança pública de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
13/04/2023 13:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)


Ajustar tamanho da fonte:

Um importante e histórico passo para a segurança pública de Lucas do Rio Verde foi dado nesta quinta-feira (13). A Gestão Miguel Vaz, após mais de um ano de trabalho, conquistou a autorização da Polícia Federal (PF) para o armamento da Guarda Civil Municipal (GCM).  

A autorização veio após o prefeito Miguel Vaz assinar com a PF, em Cuiabá, o Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Com isso, a GCM de Lucas do Rio Verde se torna a primeira de Mato Grosso com permissão da PF para atuar de maneira armada.

“Uma importante conquista para a nossa cidade. O nosso objetivo é melhorar ainda mais a atuação da guarda, além de melhor servir a nossa sociedade na área da segurança pública”, declara o prefeito. 

A assinatura contou também com a participação dos secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Segurança Pública, Cel. Marcos Cunha, da procuradora Derlise Marchiori, do comandante da GCM, Ten. Jota Lima, além da superintendente regional da Polícia Federal em Mato Grosso, Lígia Neves Aziz Lucindo, do delegado Bernardo Bond e do delegado Regional Executivo, Luiz Tempestini.

Com a publicação do ACT, o próximo passo é a nomeação de um responsável, além da apresentação de documentos dos agentes junto a PF para a emissão da Carteira de Identidade Funcional. 

“Nós iremos fazer uma semana jurídica para que os agentes da Guarda tenham mais esse momento de capacitação para que, de fato, quando eles receberem esse armamento, a carteira funcional, eles estejam aptos e preparados para usarem a arma”, esclarece a procuradora Derlise Marchiori. 

Processo de reestruturação da GCM
Como parte do processo de armamento, os agentes da GCM passaram por capacitação, ao longo de 2022, em de Cotia (SP). A estrutura da força municipal da cidade paulista é referência para os demais municípios do Brasil.

Em 2021, a Gestão Municipal iniciou, por meio da Procuradoria e secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração, a reformulação do estatuto da guarda. Para isso, foram realizadas reuniões com os atuais agentes para ouvir as demandas da categoria e apresentar a proposta de melhoria.

Após esse processo, a Prefeitura elaborou um novo projeto de Lei Complementar estabelecendo a nova estrutura da instituição. Com isso, após a aprovação na Câmara de Vereadores, foi criada a Guarda Civil Municipal, regulamentada pela Lei n° 222/2022.

Concluídas estas etapas, da reformulação do estatuto e armamento, a próxima fase é o lançamento do Concurso Público para o setor, previsto para esse mês.

“Vamos nos empenhar bastante para continuar levando cada vez mais segurança pública para a nossa cidade de Lucas do Rio Verde”, conclui o secretário de Governo e Administração, Alan Togni.
 

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO SEGURANÇA PÚBLICA GABINETE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município