10/06/2026 18:03:57
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11670/

Lavagem de contentores reforça higiene urbana em Lucas do Rio Verde

A operação é realizada tanto na parte interna como externa de cada equipamento
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
31/05/2023 11:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde realiza a higienização dos contentores de resíduos sólidos. A operação acontece há cada 30 dias. Em casos pontuais, a higienização pode ser realizada mais de uma vez, dependendo da necessidade. 

São 4.600 contentores, com capacidade para mil litros cada, distribuídos e instalados em diversos pontos do município. A desinfecção e limpeza dos equipamentos evita o mau cheiro de chorume, liquido gerado pela decomposição de matéria orgânica e a possível proliferação de insetos.

Cada equipamento é colocado, mecanicamente, dentro do caminhão lavador especial, onde recebe jato d’água com alta pressão e produto específico para desengordurar e limpar. Na sequência, é realizada a limpeza externa do contentor. O operador verifica se o processo foi finalizado adequadamente e, caso ainda necessite, a operação é repetida.

“O objetivo dos contentores é reforçar o sistema municipal da coleta de resíduos, evitando o descarte incorreto e o acumulo de sujeiras nas ruas. Vale lembrar que a coleta acontece todos os dias e que é necessário a colaboração de toda a população”, afirma o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques.

Para a colaboração do sistema de coleta que é imprescindível, em Lucas do Rio Verde, que o munícipe realize o descarte correto dos resíduos:

- Contentor laranja para resíduo úmido e o azul para reciclável;

-  Descartar o lixo devidamente ensacado e fechado, para manter a estanqueidade e evitar derrames que provocam sujidade e maus cheiros, tanto nos contentores como na envolvente;

- Colocar sempre o saco de lixo dentro do contentor e nunca no chão, para evitar que os animais ou outras situações possam romper os sacos e espalhar os resíduos.

SAAE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas