10/06/2026 18:11:17
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11761/

Descarte incorreto de resíduo compromete bom funcionamento da rede de esgoto

A atitude pode acarretar o entupimento das ligações ou das redes, o extravasamento das tubulações e até mesmo o retorno do esgoto para dentro dos imóveis
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
26/06/2023 13:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde alerta a população quanto às complicações ao descarte inadequado de resíduos, causando na rede de esgoto danificações as tubulações, além de transtornos para os moradores. 

“Quando a população liga sobre esgoto extravasando, o vazamento de esgoto da rede, imediatamente a gente encaminha uma equipe da gerência do sistema de esgoto. A gente faz a abertura do PV (poço de visita), por onde passa a tubulação, faz a limpeza geral e encontra de tudo, desde preservativos, fralda descartável, pacotes de salgadinhos, cotonete, óleo e outros materiais”, comenta o Coordenador da Divisão de Esgoto da autarquia, Luiz Antônio de Oliveira. 

A estrutura dos imóveis não é para receber esses materiais. O acúmulo pode provocar diversos transtornos ao tratamento do esgoto, onde muitas vezes ficam presos no sistema de gradeamento das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), causando prejuízos ao longo de todo o processo, por conta da necessidade de manutenção constante. 

A autarquia orienta para que a população não descarte lixo em vasos sanitários, ralos, bueiros e espaços públicos. 

“É preciso muita responsabilidade por parte do munícipe na hora de descartar seus resíduos. Essa atitude, muitas vezes causada por desconhecimento sobre o assunto, assim como as ligações clandestinas que são proibidas por lei. As redes de esgoto são projetadas para receber, exclusivamente, o efluente dos banheiros, das pias e da cozinha”, explica Eder de Almeida Rosa, operador de estação de tratamento de esgoto.

Em caso de dúvidas e informações sobre a limpeza e desobstrução na rede de esgoto, o luverdense pode entrar em contato com o Saae, através do telefone (65) 3549-7700.

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas