10/06/2026 20:54:20
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12033/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inaugura a nova sede do Caps

O investimento com recursos próprios é de R$ 155.850,30
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maíra Matos
01/09/2023 11:48

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Um espaço moderno, acolhedor e com muito mais acessibilidade são características da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I), entregue na manhã desta sexta-feira (1º). O investimento com recursos próprios é de R$ 155.850.30 pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

O prédio passou por um processo de reforma e adequações necessárias para atender às demandas do serviço. A revitalização inclui a pintura de toda a estrutura, troca das portas (ajustadas para proporcionar acessibilidade aos usuários), além de novas janelas, identificação visual, troca de iluminação interna e externa, adequação da rede lógica, mobiliário novo, cercamento com gradil, ampliação do calçamento e paisagismo.

A mão de obra foi dos servidores da Secretaria de Saúde e Secretaria de Infraestrutura e Obras. O espaço teve ainda a pintura e identificação do estacionamento, serviços realizados pela Secretaria de Segurança e Pública.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A implantação do serviço em sede própria, com estrutura adequada para funcionamento de diversas atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional, evidencia trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde para garantir a eficiência nos serviços de saúde. 

O prefeito Miguel Vaz explica que a nova sede do CAPS I faz parte do Plano de Governo. “Essa entrega é um compromisso nosso de governo para com a sociedade. Um espaço exclusivo, adequado para atender o serviço de saúde para adultos e idosos. É um motivo de muita alegria e de realização de um sonho da Secretaria de Saúde e também da sociedade. O nosso objetivo se torna concretizado”, frisou o prefeito.

O novo espaço contempla salas amplas, com ambiente acolhedor para garantir o atendimento de forma humanizada. A nova estrutura também possibilita a ampliação da contratação de novos profissionais para atuar na saúde mental.

O Caps é o serviço referência para o atendimento de pessoas com intenso sofrimento mental ou transtornos mentais graves. Hoje a unidade atende 1.164 pessoas de todas faixas etárias. 

A secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, ressalta que o sentimento é de mais uma conquista. “Sabemos que a partir do momento que veio a pandemia as situações de saúde mental se agravaram muito. É gratificante ver que o nosso Município investe na melhoria de saúde mental, que vai além do atendimento. Temos as ações voltadas para o esporte, para a cultura, os espaços amplos que a Prefeitura tem entregue pra população, ao ar livre, tudo isso contribui para a saúde mental. Então, eu me sinto muito feliz de entregar mais um serviço que, com certeza, vai melhorar os atendimentos de quem de fato está em sofrimento e que precisa ter um espaço acolhedor e moderno”, agradece.

O Caps Feliz Cidade foi implantado em Lucas do Rio verde no ano de 2009. A primeira equipe era composta por um médico psiquiatra, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, assistente social, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um artesão, um auxiliar administrativo é uma zeladora. Hoje, são 13 novos funcionários, incluindo psiquiatras, psicólogos, fisioterapeuta, médico clínico especialista em saúde mental, assistente social, enfermeira, técnica, auxiliar administrativo, zeladora e copeira.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A data também marca o início das atividades da Campanha do Setembro Amarelo. Para dar inicios aos trabalhos, foi plantado de um Ipê-amarelo em frente a unidade. Esse ano a ação tem como tema a Conscientização pela Vida.

Importante ressaltar que, a partir de 11 de setembro, a nova sede do Caps I, localizado na rua Corbélia nº 1879s, bairro Jardim das Palmeiras, passa a atender o público com idade acima de 18 anos. A antiga unidade, localizada na avenida Pará, Bairro Alvorada, atenderá o público com idade até 17 anos.

Como funciona o atendimento no CAPS I
Em casos eletivos, com serviços agendados, as pessoas devem procurar o PSF de origem e passar por atendimento. Após acolhimento, cada caso será avaliado e encaminhado posteriormente às unidades especializadas em atendimento de saúde mental, como o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Atendimento Multiprofissional (CAM).

Além disso, o CAPS também atende livre demanda de casos graves e moderados, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 11h, na sexta-feira.

Para uma escuta qualificada, disque 188 (ligação gratuita no Estado), canal de apoio disponibilizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

SAÚDE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas