21/08/2026 01:52:00
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12047/

Lucas do Rio Verde é a 9ª entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil com até 100 mil habitantes

Município luverdense recebeu o Selo Prata no Ranking Connect Smart Cities; em 2022 recebeu o Selo Bronze
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
05/09/2023 17:09

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde ocupa a 9ª posição na lista das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, recebendo o Selo Prata no Ranking Connect Smart Cities para cidades com até 100 mil habitantes.

Com a classificação, Lucas do Rio Verde está em 8° lugar na região Centro-Oeste e é a 2ª de Mato Grosso.

No ranking geral, ficou na 88ª posição entre as 100 cidades mais inteligentes do país.

O Ranking Connected Smart Cities 2023 é um estudo da Urban Systems em parceria com a Necta, que mapeou municípios com mais de 50 mil habitantes, que se inscreveram. De Mato Grosso, são 11 municípios. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Palestra “Do Campo a Cidade: O resultado inteligente de Lucas do Rio Verde”, pelo secretário Welligton Souto (Foto: Divulgação)

O resultado do ranking foi apresentado nesta terça-feira (05), para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais, durante a realização do evento Connected Smart Cities 2023, em São Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, o secretário adjunto da Pasta, Danilo Messias, e a supervisora adjunta de Planejamento Urbano e urbanista, Isabela Godoy Vinhal, participaram do evento.

Para definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, o ranking analisou 800 municípios em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.

A edição 2023 do estudo contou com 74 indicadores, que avaliam serviços inteligentes nas cidades. 

Lucas do Rio Verde ficou em 20° lugar na categoria Saúde e 40°em Mobilidade.

Na oportunidade, Welligton Souto palestrou no evento que entregou para Lucas do Rio Verde o Selo Prata, sendo o único município a receber do estado. No ano passado, a cidade recebeu o Selo Bronze.

“Isso é reconhecimento e nos incentiva ainda mais para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. Com certeza o Poder Público está entregando aquilo que se comprometeu em relação a avançarmos com essa conectividade, para que as pessoas possam ter uma cidade mais inteligente, prática para se viver e assim a gente continuar tendo uma cidade de oportunidade”, definiu o secretário.

A palestra do secretário, intitulada “Do Campo a Cidade: O resultado inteligente de Lucas do Rio Verde”, ocorreu no painel sobre Cidades Engajadas, onde foram apresentados as ações de cidades inteligentes e o resultado delas na vida do cidadão.

Para conferir os detalhes do ranking, acesse: https://www.urbansystems.com.br/rankingconnectedsmartcities.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações


18/08/2026 16:34

De volta à sala de aula, jovens e adultos realizam o sonho de aprender a ler e escrever por meio do Programa Mais MT Muxirum

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma colaboração entre o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde


18/08/2026 11:57

Alunos das escolas municipais participam da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática

Os 50 estudantes, de cada nível, que apresentarem o melhor desempenho se classificarão para participar da terceira e última fase da competição


18/08/2026 10:55

Produtores rurais participam de palestra técnica sobre regularização de agroindústrias

Encontro orientou produtores sobre o processo de certificação e as possibilidades de comercialização de produtos de origem animal


18/08/2026 07:36

UAB/Unemat abre inscrições para bolsa de mediador pedagógico em curso de especialização em Alfabetização e Letramento

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais; seleção é destinada para a formação de cadastro reserva


17/08/2026 15:45

Lucas do Rio Verde realiza 1ª Conferência da Semana da Mulher na Política

Evento acontece no dia 27 de agosto


17/08/2026 14:09

Lucas do Rio Verde: Dia “D” de Vacinação será realizado no sábado (22)

Nove UBSs estarão abertas das 7h às 17h, Rio Verde, Menino Deus, Jardim das Palmeiras, Jardim Primaveras, Tessele Junior, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas.