19/06/2026 23:30:01
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12082/

Mais de 10 mil doses foram aplicadas no Dia D da vacinação antirrábica

Ao todo, 1.449 gatos e 9.281 cães foram imunizados em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
17/09/2023 19:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante este sábado (16), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D da vacinação antirrábica. 

A campanha é anual e a recomendação é a prevenção através do imunizante contra a raiva animal que além de proteger o pet, também protege a família. Os donos de cães e gatos levaram seus animais para que recebessem gratuitamente a dose de vacina.

“Eu já tive o caso de um filho meu ser mordido por um cachorro de rua e não sabíamos se o animal era vacinado ou não. Tivemos que correr atrás de medicamentos. Com os cachorros lá de casa, cumprimos essa responsabilidade de trazê-los para vacinar, ainda mais com o município dando esse apoio. É de extrema importância, principalmente em relação a saúde pública”, declara Glaico Freitas, instrutor de dança.

A raiva pode causar a morte tanto do animal, como do humano, já que é uma zoonose que pode contaminar o dono e o pet. O vírus da doença pode permanecer encubado por alguns meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.

De acordo com a enfermeira, Rafaela Martins, responsável pela equipe do PSF VII – Jardim Primaveras, até o momento, não existe cura para essa doença. “Os registros são casos isolados, mas focar na prevenção por meio da vacinação de cães e gatos é garantir a manutenção de controle da doença. O cuidado com a vacinação deve ser feita em qualquer época do ano. A raiva é bastante agressiva e fatal”, afirma a profissional da saúde.

Em Lucas do Rio Verde, o imunizante foi aplicado apenas em cães e gatos com idade acima de três meses de vida. Ao todo, 10.730  pets foram imunizados, sendo 1.449 gatos e 9.281 cães. A vacinação aconteceu em todos os PSFs da área urbana do município.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho


18/06/2026 11:43

Parceria: Prefeitura confirma Expolucas 2026 com entrada gratuita em todas as noites

Evento integra as comemorações dos 38 anos de Lucas do Rio Verde e contará com grandes atrações nacionais, rodeio e parque de diversão, entre os dias 4 e 8 de agosto


18/06/2026 08:49

Feira de Negócios transforma capacitação em oportunidades para empreendedores de Lucas do Rio Verde

Evento da Chamada de Impacto reúne exposição de produtos, gastronomia e desfile de moda nos dias 19 e 20 de junho, no Parque de Exposições Roberto Munaretto