01/05/2026 05:35:29
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12502/

Água de chuva não pode ser direcionada para rede de esgoto

Autarquia alerta sobre a importância do despejo da água pluvial, principalmente no período de chuvas intensas
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
09/01/2024 16:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o período de chuvas, o maior problema enfrentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, são as ligações irregulares entre a rede de drenagem pluvial (água de chuva) e a rede coletora de esgoto. Os transtornos são vários, sendo o mais grave quando a água pluvial sobrecarrega a tubulação de esgoto que não foi projetada para suportar tanto volume, causando o entupimento ou a ruptura da tubulação, com o retorno de sujeira e dejetos nas residências e ruas.

A maneira correta de direcionar a água da chuva é a instalação de ralos e calhas ou até mesmo fazer a sua captação em cisternas, para que essa água possa ser usada depois em atividades domésticas, como a lavagem de calçadas e carros, sem nenhum problema.

Além de poder provocar mau cheiro e risco de doenças infecciosas, a ligação da rede pluvial à rede de esgoto traz outra dor de cabeça ao infrator responsável por sua irregularidade, uma multa de R$ 850,00, conforme o artigo 108 do Decreto nº 1.083, de 17 de junho de 2002.

É importante que cada cidadão tenha consciência da interligação correta nas tubulações, evitando os problemas devidos às chuvas de dezembro e janeiro. Assim, o Saae alerta para que os moradores verifiquem em seus imóveis se as ligações estão corretas e façam as devidas correções para evitar problemas futuros.

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado