21/08/2026 13:59:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12768/

Lucas do Rio Verde recebe prêmio por experiências exitosas em congresso de saúde

Na próxima etapa o projeto será exposto no maior congresso de saúde do mundo
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
25/03/2024 16:03

(Foto: Ascom Prefeitura/Secretaria de Saúde)


Ajustar tamanho da fonte:

A Saúde de Lucas do Rio Verde foi premiada no 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, realizada na última semana no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O prêmio é um reconhecimento pelas experiências exitosas desempenhadas em todo estado.

Dos quatro projetos apresentados, dois deles foram premiados, sendo eles: “Tempo de Gestar” que ganhou uma menção honrosa e “O combate Aedes aegypti se aprende na escola”, que além da menção honrosa, ficou entre os 12 selecionados no Estado, para serem apresentados na Mostra Nacional que acontecerá em Porto Alegre (RS), entre os dias 30 de junho a 03 de julho. 

Do conjunto de trabalhos expostos, a equipe da Secretaria de Saúde apresentou quatro experiências que já são realizadas em Lucas do Rio Verde. Além dos projetos apresentados, foram apresentadas as seguintes iniciativas: Escola de Saúde Pública Municipal - Estratégicas, facilidades e dificuldades da educação permanente; Equipe de apoio ao atendimento domiciliar como estratégia de assistência à saúde. 

Durante o evento, foram oferecidas diversas atividades, como oficinas, mesas-redondas, exposição de 182 banners, apresentação oral de 32 trabalhos, estandes, lançamentos e entrega de premiações. Os foram desde a Nova Lei de Licitação, até, Imuniza SUS, Políticas de Saúde, Financiamento do SUS e Saúde Mental.

Projetos de LRV premiados

O projeto denominado “O combate ao Aedes aegypti se aprende na escola”, é realizado por meio do Programa Saúde na Escola, a equipe de Vigilância Ambiental, em parceria com as equipes de Atenção Primária. A ação ocorre nas creches e escolas municipais, com teatros de fantoches e fantasias, a fim de propagar o combate ao mosquito. 

“Tempo para Gestar”, com o implante intradérmico, é uma estratégia de planejamento familiar ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Reduzir o índice de gravidez na adolescência e realizar planejamento familiar efetivo em pacientes que estão em situação de vulnerabilidade social, residentes em Lucas do Rio Verde.

Outros projetos apresentados

O projeto de Escola de Saúde Pública Municipal: Estratégicas, facilidades e dificuldades da educação permanente, tem uma proposta de ação estratégica para contribuir para a transformação e qualificação das práticas de saúde, com objetivo de promover a execução de atividades de ensino, pesquisa para o desenvolvimento dos profissionais e servidores públicos que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro projeto apresentado foi o Equipe de apoio ao atendimento domiciliar com estratégia de assistência multiprofissional aos usuários do SUS, que é uma modalidade de atenção à saúde, complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com foco em favorecer a recuperação do paciente, reduzir demanda de internações, além de fortalecer o envolvimento familiar.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


21/08/2026 13:47

Prefeitura avança na recuperação asfáltica nos bairros de Lucas

Serviços contemplam trechos de avenidas e ruas do município, com aplicação de lama asfáltica, CBUQ e microrrevestimento


21/08/2026 12:34

Rede municipal de Lucas do Rio Verde adota psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)


21/08/2026 12:00

Lucas do Rio Verde participa de encontro voltado ao fortalecimento das Ouvidorias

Programação reuniu representantes de seis municípios e promoveu debates sobre ética, transparência, prevenção ao assédio e atuação estratégica das Ouvidorias


21/08/2026 10:08

Green Summit termina com inovação e novas ideias em Lucas do Rio Verde

Prefeitura participou dos dois dias do maior evento de inovação de Mato Grosso


21/08/2026 08:39

InPacto Lucas acelera projetos estratégicos e projeta município como referência em economia verde até 2033

Relatório de andamento dos projetos foi apresentado durante a 4ª reunião da mesa do InPacto Lucas, realizada ontem (19), no Green Summit Mato Grosso


21/08/2026 07:45

Um avanço histórico: Escola Cecília Meireles lidera evolução da rede municipal de Lucas no Ideb 2025

Resultado é fruto de um trabalho coletivo que uniu acompanhamento individual, avaliações diagnósticas, apoio pedagógico e participação das famílias


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores


20/08/2026 07:06

Cooperativa de Lucas do Rio Verde representará Mato Grosso no maior festival de artesanato do país

Cooperarte estará na 8ª edição da Fenacce, que reúne artesãos de todo o Brasil de 4 a 13 de setembro, em Fortaleza (CE)


19/08/2026 15:31

Green Summit começa nesta quarta com participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Prefeitura participa nos dias 19 e 20 com painéis sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento


19/08/2026 10:38

Escola Cecília Meireles aposta em arte com fibra de bananeira para estimular a criatividade dos alunos

Entre as peças confeccionadas estão sacolas de papel, esculturas, quadros decorativos em alto-relevo, caderno e ilustrações