01/08/2026 08:04:49
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13103/

Lucas do Rio Verde ganha primeiro CAPS Infantojuvenil

O CAPS IJ oferecerá atendimento integral e humanizado em saúde mental, às segundas das 7h às 11h, e de terça a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 17h
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
28/06/2024 11:59

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde recebeu na manhã desta sexta-feira (28), a primeira unidade do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – Caps IJ, que oferecerá atendimento para crianças e adolescentes de até 17 anos e 11 meses, com transtornos mentais graves ou persistentes, decorrentes ou não do uso de substâncias.

O CAPS IJ oferecerá atendimento integral e humanizado em saúde mental, às segundas das 7h às 11h, e de terça a sexta-feira das 7h às 11h e 13h às 17h.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

A equipe técnica conta com 16 profissionais entre psicólogos, assistente social, enfermeira, fonoaudióloga, técnico de enfermagem, artesão, professor de dança e teatro, além de médico clínico, psiquiatra e neuropediatra.

“Eu sou tão feliz por ter diagnosticado o meu filho aqui em Lucas do Rio Verde, por uma equipe acolhedora e que me tratou com tanto carinho. Era muito difícil para mim, porque eu não sabia o que meu filho tinha, ele não falava, não brincava, e hoje nós somos atendidos no CAPS, ele conversa, brinca e interage com as outras crianças, tudo isso graças a essa equipe maravilhosa”, comemora Márcia Pereira da Silva, mãe do Kaiky, de 5 anos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Fernando)

O espaço foi readequado e reestruturado, e contou com a confecção de móveis planejados. O valor do investimento é de R$ 92.774,61. A estimativa é que a unidade do CAPS IJ atenda uma população anual de aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes luverdenses.

“O município despunha de um local que adultos e crianças eram atendidos no mesmo espaço, e agora, ter um espaço para cada uma das faixas etárias é muito importante. Com saúde mental não se brinca e, com certeza, precisa de todo investimento, principalmente nos nossos dias atuais, é mais um equipamento público para a comunidade e com uma equipe especializada para atender a todos”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz. 

O serviço tem características próprias para reabilitação psicossocial, com assistência multiprofissional, ações de inserção social, oficinas terapêuticas e atividades socioculturais e esportivas dentro e fora da unidade e em articulação com a rede municipal. 

“É um avanço em nossa rede psicossocial, eu me lembro de 2021, que iniciamos o trabalho, um dos pontos do plano de governo era o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e nós trabalhamos incansavelmente para conseguirmos ter lugares próprios para o CAPS Adulto e Infantojuvenil e nós conseguimos dividir os serviços, contratar profissionais. Essa é uma rede que estava fragilizada e com todo o nosso empenho e dessa gestão, nós conseguimos dar um grande passo para melhorar a oferta dos serviços”, explica a secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura.

A unidade conta com espaço físico para atendimentos individuais e de grupos, com uma área aberta para realização de atividades diversas compatíveis com o cuidado em saúde mental, além de uma ambiência terapêutica e acolhedora para o público infantojuvenil. 
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/08/2026 08:00

Primeira Mostra Municipal de Games oferece experiências interativas e imersivas para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Organizado pela Secretaria de Educação, evento buscou apresentar os jogos criados por estudantes da rede municipal  e aproximou o público do universo da programação e da tecnologia


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar