14/09/2026 04:34:44
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13319/

CEO da Rumo destaca avanços na ferrovia que chegará até Lucas do Rio Verde, durante AgroForum

Para o prefeito Miguel Vaz, chegada dos trilhos atrairá novas agroindústrias para o município
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
08/11/2024 10:37

(Foto: Foto divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

No AgroForum 2024, organizado pelo BTG Pactual, que aconteceu em São Paulo nesta semana, Pedro Palma, CEO da Rumo Logística, destacou o progresso de um dos maiores projetos ferroviários do Brasil, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso (Senador Vicente Vuolo), que chegará até Lucas do Rio Verde e atenderá toda a região. Para o prefeito Miguel Vaz, a chegado dos trilhos trará competitividade e atrairá novos investimentos e novas agroindústrias para o município.

"Quando a gente fala de infraestrutura, você pensa hoje, para realizar e ver o processo funcionando depois de três, cinco, sete, dez anos. Hoje nós estamos fazendo uma das maiores obras ferroviárias que o Brasil já viu, que é a Ferrovia Estadual de Mato Grosso, mais de 700 quilômetros de ferrovia que vai dar o acesso ferroviário à produção do coração agrícola de Mato Grosso, chegando com a ferrovia até a região de Lucas do Rio Verde", afirmou Palma.

Ele destacou que a obra já conta com mais de 4.500 pessoas trabalhando diariamente na execução dos primeiros 160 quilômetros da ferrovia. "O que vai garantir que em 2026 você já tenha, na região de Primavera do Leste, Dom Aquino, Campo Verde, naquele entorno, o acesso a um transbordo ferroviário eficiente, garantindo maior competitividade para a produção agrícola dessa região", completou o CEO.

Palma ainda reforçou que este é o principal projeto de capital da Rumo, e que a empresa continuará seus investimentos, mantendo o foco na expansão do sistema ferroviário para atender a crescente demanda do setor agrícola. Ele também mencionou a importância de olhar para a "outra ponta da cadeia", referindo-se à operação portuária, que também é essencial para garantir a competitividade das exportações brasileiras de grãos.

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, a chegada da ferroria a Lucas do Rio Verde trará maior competividade e investimentos para o município e região. 

"A chegada da ferrovia a Lucas do Rio Verde representará um marco de desenvolvimento. Com ela, teremos mais competitividade, redução de custos logísticos para nossos produtores e atração de novos investimentos, o que fortalecerá a economia local e regional. Essa infraestrutura vai impulsionar empregos, atrair novas indústrias e tornar Lucas do Rio Verde um importante polo logístico, beneficiando toda a nossa população", ressaltou o prefeito. 

A extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) atualmente liga o Porto de Santos a Rondonópolis. O novo trecho deve seguir até Cuiabá e Lucas do Rio Verde.

O projeto deve transformar a logística do agronegócio, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e ampliando a capacidade de escoamento ferroviário, fundamental para o crescimento de Mato Grosso no mercado global.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 16:22

Oficina Cultural de Teatro leva arte e conscientização sobre bullying a centenas de estudantes de Lucas

Projeto Contação de Histórias passou por três escolas municipais e mistura teatro, cultura e educação


09/09/2026 11:30

Profissionais das UBSs participam de capacitação com foco na organização e melhoria de processos

O treinamento tem como objetivo a implantação do Programa 5S e Lixo Zero nas unidades


09/09/2026 10:26

Concurso de Miss Regional da Terceira Idade será realizado em Lucas do Rio Verde

Evento vai acontecer neste sábado (12) no Clube do Idoso De Bem com a Vida


09/09/2026 10:20

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre vagas gratuitas para cursos de Marketing e Massagem

Capacitações começam nos dias 14 e 16 de setembro, no Senac


08/09/2026 15:02

Atletas de Lucas do Rio Verde são destaque no Ride Sorriso 2026

Ciclistas e corredores do município conquistaram diversos pódios nas provas de MTB, XCO e Trail Run