18/04/2026 18:49:57
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13596/

Número de casos de dengue e Chikungunya aumenta em Lucas do Rio Verde

Segundo a Vigilância Ambiental, os focos estão sendo encontrados, principalmente, nas casas
Por Ascom Prefeitura/Marcello Paulino
10/03/2025 16:30

(Foto: Ascom/Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Do final do mês de janeiro de 2025, para o final de fevereiro, o número de notificações e casos de dengue e Chikungunya aumentou, significativamente, em Lucas do Rio Verde.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, o aumento foi de mais de 140% em relação as notificações de dengue, saltando de 110 para 267 e de mais de 160% em relação aos casos confirmados, saltando de 15 para 40.

A coordenadora da Vigilância Ambiental Miriam Campos ressaltou que as equipes estão nas ruas, visitando as casas, em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. No entanto, a maior dificuldade é conseguir acessar os imóveis.

“Precisamos que a população luverdense abra as portas para os nossos agentes de endemias. Eles estão uniformizados, com crachá, e estão pra salvar vidas. São parceiros da comunidade”.

Em relação a Chikungunya, o aumento no número de casos também é significativo, de 23 para 75 notificações (mais de 225%) e de 10 para 28, o número de casos confirmados (180%), no mesmo período.

O agente comunitário de endemias Paulo Cesar explicou que o município busca alternativas para acessar as casas fechadas, deixando bilhetes para que o morador entre em contato com a equipe.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada e o período de desenvolvimento do mosquito, entre o depósito dos ovos, larva, pupa e a fase adulta, é de sete a dez dias.  

Segundo o agente de endemias, os focos estão sendo encontrados, principalmente, nas residências, em ralos, banheiros desocupados, piscinas, potes plásticos largados ao ar livre, calhas e lixo acumulado.

“Nós precisamos fazer essa vistoria, porque um foco eliminado é menos chance de a doença se proliferar no município. Se não houver a colaboração da população, o poder público não vai conseguir sozinho”.

Para que a população possa denunciar possíveis criadouros do mosquito, a Vigilância Ambiental também disponibiliza um número de telefone, é o 65 3548 2508 ou por meio da Ouvidoria Municipal 0800 646 4004.

A supervisora da Vigilância em Saúde Cláudia Engelmann ressaltou que o município tem averiguado todas as denúncias e agido de forma mais rigorosa, diante de situações que contribuem para a proliferação do mosquito.

Amparado pela Lei Municipal n. 3.487 de março de 2023, o município tem adentrado imóveis vazios, notificado e multado os proprietários de imóveis, considerados criadouro do mosquito.

“Estamos buscando todas as formas para combater o mosquito, mas se a população não se conscientizar e fazer a sua parte, eliminando os focos, nós vamos perder essa batalha e a dengue pode levar a morte”, finalizou a supervisora.

Lei Municipal 3.487/2023

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento