10/06/2026 18:16:58
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13611/

Painel Logístico no Show Safra 2025 debaterá impacto das ferrovias no agronegócio

Convite foi feito pelo prefeito Miguel Vaz durante audiência pública da ANTT em Cuiabá
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
14/03/2025 15:39

(Foto: JLSIQUEIRA/ALMT)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde se prepara para receber um dos debates mais estratégicos sobre o futuro da logística brasileira. No dia 26 de março, durante o Show Safra Mato Grosso 2025, às 09h, será realizado o Painel Logístico – Eixos de Integração Ferroviária, um evento que reunirá grandes nomes do setor ferroviário, autoridades e especialistas para discutir os avanços, desafios e oportunidades das ferrovias na região.

O convite foi feito durante a audiência pública da ANTT, realizada nesta sexta (14), em Cuiabá, pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e pelo vice Joci Piccini, que também preside a Fundação Rio Verde, organizadora do Show Safra Mato Grosso. O painel conta com a organização conjunta do Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Fundação Rio Verde, Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), Famato e IMEA, com a coordenação de Luiz Antônio Pagot (AMPA). 

A infraestrutura ferroviária é um dos principais pilares para garantir a competitividade do agronegócio brasileiro. O evento tem como objetivo apresentar perspectivas, atualizações dos estudos e a dinâmica de implantação das ferrovias, que serão fundamentais para o escoamento da produção do Médio-Norte de Mato Grosso.

Os painéis contarão com a participação de representantes de órgãos estratégicos, operadoras ferroviárias e especialistas, incluindo: Guilherme Quintela (EDLP), José Osvaldo Cruz (VLI), Rodrigo Verardino de Stéfani (Rumo Logística), Cleiton Gauer (IMEA), Alessandro Baumgartener (ANTT) e Edeon Vaz Ferreira (Movimento Pró Logística).

Além disso, autoridades políticas, diretores de secretarias, autarquias e ministérios também estarão presentes, consolidando o evento como um espaço essencial para a formulação de estratégias e investimentos em logística.

Em sua fala durante a audiência que debateu a concessão para exploração das ferrovias Fico e Fiol, o prefeito Miguel Vaz falou sobre o evento que acontecerá no Show Safra, onde será debatida a estrutura ferroviária no estado.

"Eu aproveito esse momento para fazer um convite. No dia 26 de março, às 09h, nós promovemos um painel no Show Safra para falar dos eixos das ferrovias, eixos de integração ferroviária, na qual estarão participando a VLI, Rumo e também o representante do projeto da Ferrogrão. Está comigo aqui o nosso vice-prefeito e presidente da Fundação Rio Verde, que é quem promove o Show Safra Mato Grosso", destacou o prefeito.

Joci Piccini reforçou que o painel será uma oportunidade para empresários e produtores compreenderem os impactos dessas novas rotas ferroviárias. "Nós estamos muito inseridos nesse debate da ferrovia. Então, baseado nisso, vamos ter grandes debates com grandes autoridades dentro dessa área de ferrovia", pontuou.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas