24/08/2026 17:42:28
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13874/

Em parceria com a Prefeitura, Unemat abre inscrições para curso de Agrocomputação em Lucas

São 50 vagas ofertadas e inscrições podem ser feitas de 16 de junho (hoje) a 7 de julho de forma on-line
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros e Olga Kunze
16/06/2025 11:36

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

A partir de uma iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação, na modalidade Turma Fora de Sede. O curso conta com 50 vagas e será ministrado presencialmente na Escola Municipal Olavo Bilac, espaço cedido pelo Executivo Municipal. Nesta manhã (16), o prefeito Miguel Vaz esteve reunido com o diretor do campus da Unemat/Sinop, Júlio Benatti e o coordenador do curso, Benevid Félix da Silva. 

A inscrição pode ser realizada por meio do endereço eletrônico https://portaldocandidato.com/unemat-ps-2025/, de 16 de junho (hoje) até o dia 7 de julho. 

“Honrando nosso compromisso com a educação pública de nível superior, trouxemos para Lucas do Rio Verde, em parceria com a Unemat, o curso de Tecnologia em Agrocomputação, alinhado à vocação do nosso município e de toda a região. Aproveito para agradecer à Unemat por essa importante e sólida parceria, que esperamos continuar fortalecendo nos próximos anos”, destaca o Prefeito Miguel Vaz.

“Ofertar esse curso é oportunizar aos nossos jovens a ampliação de seus conhecimentos e capacitá-los para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho com as pessoas que vêm de fora. Especialmente, porque o curso é voltado para o agronegócio, que é umas das principais atividades econômicas do município”, reforça a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem como objetivo formar profissionais que atuarão com o emprego das tecnologias da informação nas organizações, aptos a produzir e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na área de computação aplicada ao agronegócio. 

“Esse curso é estruturado em quatro eixos principais: um fortemente ligado ao agronegócio, computação, tecnologia e inovação. Além disso, o curso também aborda a área de negócios e empreendedorismo, permitindo que o aluno atue tanto na prática profissional quanto como empreendedor, desenvolvendo soluções inovadoras para o agronegócio”, explica o diretor da unidade da Unemat de Sinop, Júlio Benatti. 

Processo Seletivo 

Poderão concorrer às vagas qualquer cidadão que possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio emitidos por instituições brasileiras reconhecidas, ou estrangeiras quando revalidados no Brasil. 

Do total de 50 vagas ofertadas, 60% são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente (1º, 2º e 3º anos) o Ensino Médio em escolas públicas. Estas também abrangem aqueles que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

A solicitação de inscrição gratuita deve ser realizada por meio do endereço eletrônico https://portaldocandidato.com/unemat-ps-2025/ até o dia 23 de junho

A inscrição com o pagamento pode ser feita até o dia 7 de julho, a partir do mesmo link. O valor da taxa é R$60,00 e deve ser paga até o dia 8 de julho.

No momento da inscrição, o candidato deve informar todas informações solicitadas e anexar os seguintes documentos:

    • Documento Oficial de Identificação com foto (frente e verso); 
    • Histórico Escolar do Ensino Médio completo (1º ao 3º ano), frente e verso, em formato PDF legível, assinado e carimbado pelo diretor ou secretário da escola;
    • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso) em formato PDF;
    • Foto do candidato, conforme especificado no edital;
    • Documentos da cota, quando existir conforme a opção do candidato, anexos ao edital;

O processo seletivo será realizado por meio da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou Documento Oficial Equivalente. 

Confira o Edital nº003/2025 completo e as demais informações sobre o processo seletivo por meio do endereço eletrônico vestibular.unemat.br

Lucas do Rio Verde avança no fortalecimento do ensino superior

A implantação de um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde, fruto de uma parceria com a Prefeitura, segue avançando de forma significativa. Recentemente, o Executivo Municipal se reuniu em Cuiabá com a reitoria da UFMT para alinhar os próximos passos do projeto.

Durante o encontro, foi confirmada a construção do prédio definitivo da universidade, que será viabilizado pela Prefeitura, em conjunto com a instituição federal. A nova estrutura será moderna e tecnológica, com foco em ensino, pesquisa e inovação.

Enquanto a obra será executada, as aulas terão início em caráter provisório já a partir de março de 2026, em uma escola municipal que será adaptada para receber os primeiros estudantes.

Com esses avanços, Lucas do Rio Verde caminha para se consolidar como um novo polo de educação superior em Mato Grosso, ampliando oportunidades para os jovens locais e de toda a região.

EDUCAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/08/2026 08:00

Professores orientadores das Cooperativas Escolares de Lucas participam do TEDx Cuiabá 2026

Evento reuniu educadores e líderes para compartilhar ideias voltadas à inovação, sustentabilidade, cooperação e transformação social


23/08/2026 15:44

Pescaria Esportiva reúne centenas de famílias no Lago Ernani Machado

A 11ª Pescaria Esportiva Amigas da Regional e a 10ª Pescaria Esportiva Mirim foram realizadas pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer


21/08/2026 20:06

Parque dos Buritis vira palco de sentidos na primeira Feira do Conhecimento

Ação inédita reuniu 240 estudantes da Rede Pública em uma trilha de nove estações entre música, dança, teatro e contação de histórias


21/08/2026 13:47

Prefeitura avança na recuperação asfáltica nos bairros de Lucas

Serviços contemplam trechos de avenidas e ruas do município, com aplicação de lama asfáltica, CBUQ e microrrevestimento


21/08/2026 12:34

Profissionais da rede municipal participam de capacitação sobre psicomotricidade como aliada no desenvolvimento de alunos atípicos

Professores e coordenadores do AEE das 24 unidades escolares participaram de capacitação sobre manejo, mediação e aprendizagem nesta sexta-feira (21)


21/08/2026 12:00

Lucas do Rio Verde participa de encontro voltado ao fortalecimento das Ouvidorias

Programação reuniu representantes de seis municípios e promoveu debates sobre ética, transparência, prevenção ao assédio e atuação estratégica das Ouvidorias


21/08/2026 10:08

Green Summit termina com inovação e novas ideias em Lucas do Rio Verde

Prefeitura participou dos dois dias do maior evento de inovação de Mato Grosso


21/08/2026 08:39

InPacto Lucas acelera projetos estratégicos e projeta município como referência em economia verde até 2033

Relatório de andamento dos projetos foi apresentado durante a 4ª reunião da mesa do InPacto Lucas, realizada ontem (19), no Green Summit Mato Grosso


21/08/2026 07:45

Um avanço histórico: Escola Cecília Meireles lidera evolução da rede municipal de Lucas no Ideb 2025

Resultado é fruto de um trabalho coletivo que uniu acompanhamento individual, avaliações diagnósticas, apoio pedagógico e participação das famílias


20/08/2026 16:40

24ª Copa Martinello/Sicredi de Futsal abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Competição começará no dia 26 de setembro e terá premiação de R$ 35 mil


20/08/2026 08:25

Restaurante do Trabalhador oferece refeições de qualidade e acessíveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi - MT, disponibiliza subsídio para ajudar empresas e produtores rurais a custear a alimentação de seus colaboradores