29/04/2026 08:23:04
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13969/

Avança diálogo sobre regularização fundiária com a comunidade 30 de Novembro

Reunião aconteceu nesta sexta-feira (18) no Paço Municipal
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
18/07/2025 12:12

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde deu mais um passo importante no diálogo sobre regularização fundiária com a comunidade 30 de Novembro. Um encontro realizado na manhã desta sexta-feira (18), na sede do Executivo Municipal, reuniu representantes da região com a Prefeitura. Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora do Município, Derlise Marchiori e o secretário adjunto, Danilo Messias. 

Durante o encontro, os moradores apresentaram uma proposta formal ao poder público, resultado de reuniões internas realizadas desde a última conversa com a Prefeitura. Na ocasião anterior, havia sido solicitado aos representantes da comunidade que elaborassem uma proposta coletiva, representando os interesses locais, para que pudesse ser avaliada pelo Município.

Desde então, os membros da comunidade 30 de Novembro têm se mobilizado por meio de encontros locais, com o objetivo de estabelecer um diálogo com o poder público. A proposta apresentada contempla, além da regularização fundiária, melhorias estruturais como abertura e pavimentação de vias, instalação de iluminação pública, drenagem e outras ações de infraestrutura.

De acordo com o secretário Welligton Souto, o momento marca o amadurecimento do processo.
“A reunião foi muito positiva. O grupo de chacareiros demonstrou uma forte representatividade, com mais de 80% dos proprietários envolvidos na iniciativa. Isso é fundamental para o poder público, pois facilita a tomada de decisões. Entendemos que essas áreas já estão inseridas no perímetro urbano e que a urbanização é um processo inevitável. Nosso papel agora é planejar a melhor forma de regularizar e organizar esse crescimento, garantindo desenvolvimento urbano e econômico sustentável para o município”, ressaltou o secretário. 

As demandas apresentadas serão encaminhadas à Comissão de Assuntos Fundiários, presidida pelo juiz de Direito Dr. Evandro, que atua no Fórum da Comarca de Lucas do Rio Verde. A comissão reúne importantes instituições e profissionais envolvidos no tema, como o cartório de registro de imóveis, OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, além de técnicos da administração municipal.

O objetivo central é construir uma solução eficaz e integrada, que permita a reorganização do local com segurança jurídica, respeito ao meio ambiente e melhoria da qualidade de vida de todos os moradores.

(Foto: )

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos


28/04/2026 10:31

Vagas remanescentes das oficinas culturais estão abertas a partir desta terça-feira (28)

Inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo site da Prefeitura


27/04/2026 13:51

Lucas do Rio Verde é destaque na 19ª edição da Copa André Maggi

O município conquistou primeiro lugar no futsal e handebol feminino


27/04/2026 13:28

Voleibol de Lucas do Rio Verde garante vaga na fase regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Classificação veio com a participação de 20 equipes de voleibol e futsal na fase municipal disputada em Lucas


27/04/2026 10:11

Prefeito Miguel Vaz anuncia Danilo Messias como novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (27), no auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde