31/07/2026 15:47:32
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14061/

Município e Estado se reúnem para definir estratégias na investigação dos casos de alergia

Os primeiros casos surgiram na praça do Bandeirantes, onde crianças tiveram contato com a grama
Por Ascom Prefeitura/MP
20/08/2025 18:12

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde se reuniu nesta quarta-feira (20), com representantes do Escritório Regional de Saúde de Sinop e da Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso.

A vinda das equipes foi motivada pelo surgimento de lesões de pele, principalmente, em crianças que tiveram algum contato com grama. O primeiro caso foi registrado no final do mês de julho, em um paciente que esteve na Praça Ivo José Dotto, conhecida como praça do Bandeirantes.

O coordenador do Centro de Informações Estratégias em Vigilância em Saúde (Cievis – MT) Menandes Neto explicou que o objetivo da vinda ao município foi auxiliar o poder público local nas investigações, a fim de dar uma resposta rápida a população.

“Estamos em Lucas do Rio Verde, colhendo as primeiras informações, analisando todas as possibilidades que podem estar relacionadas a contaminações ambientais e também a possíveis alergias a pólen, ou qualquer outra substância”.

(Foto: )

Na última semana, o município interditou a praça do Bandeirantes, para investigar as possíveis causas da alergia. Após o processo de coleta de dados e sanitização, o local foi reaberto a população.

Segundo a secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura, os sintomas estão relacionados a um tipo de alergia, com manchas vermelhas na pele, principalmente, em áreas de dobra e coceira.

“Felizmente, os sintomas duram poucos dias, mas ao primeiro sinal é importante que o paciente procure uma unidade básica de saúde, para que receba os cuidados necessários e a gente possa ter o registro com o número de casos no município”.

Além da reunião na Vigilância, as equipes visitaram a praça do Bandeirantes, a fim de analisar o local e identificar algum possível agente causador. Os profissionais levantaram outras hipóteses, que serão investigadas.

(Foto: )

A diretora do Escritório Regional de Saúde de Sinop Elaine Alves da Silva ressaltou que é preciso levantar todas as informações e buscar algo que seja comum aos locais onde as pessoas, possivelmente, foram contaminadas.

Depois do registro dos primeiros casos no Bandeirantes, surgiram relatos de pacientes que tiveram contato com a grama ou areia em outros espaços públicos do município, ampliando a área de investigação.

“A Secretaria de Estado de Saúde está aqui pra apoiar o município, precisamos coletar informações para que a gente possa analisar. Vimos que temos pontos em comum, como é o caso da grama, atingiu crianças e adultos. Então, todas essas características, a gente traz para uma planilha, traz para os protocolos, para que a gente consiga dar o encaminhamento ideal”, finalizou a diretora.

 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


31/07/2026 11:33

Saúde reforça os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue

O Aedes aegypti se reproduz em água parada, por isso, é necessário ficar atento ao quintal e eliminar os recipientes que possam acumular água


30/07/2026 15:48

Do campo à escola: estudantes conhecem a importância da agricultura familiar para a merenda escolar

Realizada em alusão ao Dia do Agricultor, a iniciativa buscou valorizar e aproximar os estudantes da realidade da produção local


30/07/2026 13:25

Trabalho da Prefeitura fortalece agroindústrias e amplia oferta de alimentos inspecionados em Lucas do Rio Verde

O selo SIM/CIDESA possibilita a comercialização de produtos de origem animal nos 16 municípios consorciados


30/07/2026 09:11

Vigilância Sanitária realiza capacitação para manipuladores de alimentos

Serão duas turmas, nos dias 10 e 17 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio do QR, disponível no site oficial


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio