03/07/2026 21:58:36
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14071/

Prefeito Miguel Vaz solicita implantação de Escola Militar Dom Pedro II em Lucas do Rio Verde

Pedido foi feito ao secretário de Estado de Educação durante abertura do 4º Jogos dos Estudantes Militares
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
23/08/2025 12:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante a abertura do 4º Jogos dos Estudantes Militares de Mato Grosso, realizada na noite de sexta-feira (22), no Centro de Eventos Roberto Munaretto, o prefeito Miguel Vaz anunciou oficialmente o pedido ao secretário de Estado de Educação, Alan Porto, para a implantação de uma Escola Militar Dom Pedro II em Lucas do Rio Verde.

“Já temos uma experiência muito importante com a Escola Militar Tiradentes e com as duas escolas cívico-militares. Agora vamos em busca do sonho da Escola Dom Pedro II, numa nova escola moderna em parceria com o Governo do Estado, onde o Município fará uma parceria cedendo a área para a construção e fazer um convênio para construir essa nova escola, no bairro Tessele Junior. Lançamos oficialmente hoje o pedido ao secretário Alan Porto e a resposta foi muito positiva, Quem ganha com isso é a sociedade e as famílias luverdenses”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, confirmou que a construção de um Colégio Estadual Integrado (CEI) já está no planejamento do Governo do Estado e reforçou que a demanda do município será levada ao comando do Corpo de Bombeiros.

“No nosso planejamento já tem o CEI, uma escola com 24 salas de aula, piscina, quadra, tudo aquilo que o estudante tem direito. E é claro que todas essas escolas são unidades militares. Como já temos a Escola Tiradentes e escolas cívico-militares, vamos trabalhar muito forte para atender o pedido do prefeito Miguel e da comunidade escolar para trazer uma Escola Dom Pedro II. Tenho certeza que vamos avançar”, afirmou Alan Porto.

O secretário de Estado de Esporte, Cultura e Lazer, David Moura, destacou a qualidade da estrutura de Lucas do Rio Verde para sediar os jogos pela segunda vez consecutiva. 

“A recepção aqui de Lucas é sempre maravilhosa. Os espaços esportivos são de altíssimo nível. Quando você junta a disciplina militar, a hierarquia que o militarismo ensina, com o esporte, todos ganham: estudantes, famílias e a sociedade”, disse.

A abertura contou ainda com a presença do vice-prefeito Joci Piccini, secretários municipais, vereadores, autoridades locais e representantes da comunidade. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/07/2026 18:32

Saae completa 33 anos levando água e qualidade de vida à população

Evento celebra a trajetória da autarquia e os avanços no saneamento do município


03/07/2026 18:22

Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de pizzaiolo, massagem modeladora e bolos decorados

As aulas começam em julho e as vagas são limitadas


02/07/2026 18:00

Inaugurada a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Lucas do Rio Verde

Investimento de aproximadamente R$ 133 mil garante estrutura moderna e atendimento especializado às vítimas de violência


02/07/2026 17:13

União entre Estado e Município marca entrega de escola estadual e anuncia implantação do modelo militar em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$11,2 milhões, a nova unidade do bairro Vida Nova passará a ser Escola Bombeiro Militar Dom Pedro II


02/07/2026 09:36

Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 240 alunos da rede municipal em Lucas do Rio Verde

Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) marcou o encerramento das atividades realizadas pelos alunos do 7º ano da Escola Olavo Bilac, conduzidas pelo soldado da PM Alex Porto


02/07/2026 08:34

Com seis shows e entrada gratuita, Prefeitura divulga programação oficial do 11º Dia do Rock em Lucas do Rio Verde

Além das atrações musicais, evento terá praça de alimentação e participação de clubes de carros e motos no dia 11 de julho, na Rotatória do Paço Municipal


01/07/2026 16:46

Lucas do Rio Verde avança na elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas

Participação no AdaptaCidades fortalece compromisso previsto no plano de governo da gestão municipal para preparar a cidade para os desafios climáticos


01/07/2026 14:13

Rota Urbana reúne esporte, cultura e lazer neste sábado (4)

Evento será realizado a partir das 16h, na Praça Florais dos Buritis


01/07/2026 09:14

Cooperativas escolares vivenciam inovação e criatividade em oficina no Green Future Hub

Realizada nesta terça-feira (30), a iniciativa integra as ações do 1º Encontro de Formação Técnica das Cooperativas Escolares


30/06/2026 15:45

Secretaria de Cultura abre inscrições para edital que vai impulsionar negócios criativos em Lucas do Rio Verde

Chamada pública vai selecionar empresa para conduzir trilhas formativas e incubação de projetos culturais


30/06/2026 10:51

Mais de 80 alunos recebem certificados do Programa Qualifica em Lucas do Rio Verde

Cerimônia marcou a conclusão de cursos gratuitos realizados em parceria com o Senai-MT