08/04/2026 09:28:08
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14072/

Caminhão ODS reúne aproximadamente cinco mil pessoas no Lago Ernani Machado

O evento, que tem como foco, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contou com a participação da Prefeitura de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/MP
24/08/2025 11:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

As atividades educativas, culturais e de conscientização ambiental, ofertadas pelo Caminhão ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) - Festival ODS das Artes levaram aproximadamente cinco mil pessoas ao Lago Ernani Machado, em Lucas do Rio Verde.

A estimativa de público é dos organizadores. O evento foi realizado no sábado (23) e com o apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, instituições de ensino superior, empresas e entidades.

O engajador do projeto em Mato Grosso, Diego Gazola, explicou que a iniciativa tem como objetivo disseminar a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do desenvolvimento econômico, social e ambiental, de forma sustentável.

"A base do nosso projeto é a disseminação e o incentivo as boas práticas. O caminhão já percorreu mais de 24 cidades em todo o Brasil. Em Mato Grosso, passamos por Rondonópolis, Cuiabá e agora Lucas do Rio Verde".

(Foto: )

Além do palco, com apresentações culturais, o evento contou com tendas temáticas com serviços, oficinas e a apresentação de projetos desenvolvidos no município, como o Lixo Zero, presente nas escolas da rede municipal.

A supervisora de Cultura Christine Rigo destacou a importância do incentivo e apoio a economia criativa, interligando e fortalecendo as manifestações artísticas, geração de renda e a sustentabilidade.

"Hoje, nós estamos inseridos dentro de um programa muito maior, que são os ODS. E o papel da cultura é conectar essa rede de parceiros e promover o desenvolvimento dentro da comunidade".

O vice-prefeito Joci Piccini parabenizou os organizadores, as secretarias municipais que abraçaram a iniciativa e, principalmente, as famílias e as crianças que participaram do evento.

(Foto: )

Segundo ele, a união de esforços, entre idealizadores, as secretarias de Educação, Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Saae e outros apoiadores, transformou o lago em um espaço de conhecimento e aprendizado.

"Muitos projetos são desenvolvidos no município e a maioria das pessoas não sabe. Esse evento vem pra falar de sustentabilidade e mostra pra sociedade o que nós estamos fazendo para preservar o meio ambiente".

O Caminhão ODS é realizado pela Ecotransforma Produções e Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura, e com patrocínio da Rabobank, referência global no setor financeiro.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO EDUCAÇÃO SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/04/2026 09:59

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 26 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os profissionais têm até amanhã (08), para encaminharem os documentos


06/04/2026 18:01

UAB/Unemat: inscrições para tutoria presencial dos cursos de Ciências Contábeis e de Artes Visuais encerram nesta quinta-feira (9)

O valor da bolsa é de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), para uma carga horária de 20 horas semanais


06/04/2026 13:46

Kits de apicultura reforçam segurança e impulsionam produção de mel em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Prefeitura, em parceria com a Seaf e a Empaer, beneficiou 24 apicultores


06/04/2026 10:25

30 de Novembro: Decreto de regularização fundiária será assinado na quinta-feira (09)

A assinatura do documento será realizada no Auditório da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com início às 18h



06/04/2026 06:30

Associações esportivas devem realizar cadastro junto à Secretaria de Esporte e Lazer

Cadastro visa mapear entidades esportivas do município e subsidiar a criação de políticas públicas para o setor


02/04/2026 11:22

Campanha Abril Laranja é lançada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa visa combater o abandono animal com conscientização


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município