29/04/2026 09:45:53
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14120/

Mais 80 profissionais da rede municipal de ensino conhecem o sistema de saneamento em Lucas

Nesta edição da Rota do Saneamento foram visitados três pontos
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
08/09/2025 15:06

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de levar conhecimento sobre o saneamento básico, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Programa Lucas + Sustentável Lixo Zero, realizaram mais uma ação da Rota do Saneamento.

A iniciativa tem como público professores, monitores e demais profissionais da Educação e nesta edição, que aconteceu no dia 05 de agosto, reuniu 80 pessoas. Foram visitados três pontos de tratamento de água e esgoto do município.

O objetivo é garantir que mais pessoas conheçam o sistema de saneamento básico, levando informação a comunidade. “Nós estamos convidando todas as escolas da rede municipal e vamos convidar as outras escolas do município também. Nós, com certeza, atingiremos em torno de 800 professores no final da Rota do Saneamento. E é uma oportunidade, sim, para eles conhecerem e passarem, também, a nos ajudar nessa questão do saneamento, porque ele é bastante complexo e as pessoas não têm essa leitura e não têm esse conhecimento”, ressaltou o diretor do Saae, Paulo Nunes.

Para a coordenadora do projeto Lucas +Sustentável Lixo Zero, Gilneia Melo a Rota do Saneamento proporciona uma mudança de pensamento em relação ao saneamento, desde a água, como ela chega até a torneira de casa e como é o tratamento do esgoto.

“É uma oportunidade diferente, sai da rotina deles, dos livros, e eles veem na prática como que funciona toda essa engenharia para eles poderem terem água em casa, enfim, o esgoto ser tratado, ter essa coleta de resíduos e é uma oportunidade que vai fazer a diferença. As escolas que estão participando dessa rota por mais que eles não estejam diretamente ligados no projeto Lucas + Sustentável Lixo Zero, eles voltam com um pensamento diferente e vendo que a atitude deles dentro da escola faz total diferença para termos um saneamento básico com mais qualidade”, disse Gilneia.

Quem participou leva para casa e para a escola uma outra visão, como explica a Milenei Silva Câmara Souza, professora. “A gente conhece como que se faz o tratamento do lixo. E podemos ter uma outra visão em casa e principalmente para as crianças na escola. Uma nova forma de pensar de como podemos tratar melhor a água que de repente no futuro não teremos”, disse a professora.

 

 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos


28/04/2026 10:31

Vagas remanescentes das oficinas culturais estão abertas a partir desta terça-feira (28)

Inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line pelo site da Prefeitura


27/04/2026 13:51

Lucas do Rio Verde é destaque na 19ª edição da Copa André Maggi

O município conquistou primeiro lugar no futsal e handebol feminino


27/04/2026 13:28

Voleibol de Lucas do Rio Verde garante vaga na fase regional dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Classificação veio com a participação de 20 equipes de voleibol e futsal na fase municipal disputada em Lucas