06/11/2026 15:30:22
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1438/

Pesquisadores tentam minimizar os impactos da pesquisa que encontrou resquícios de agrotóxicos no leite materno

Segundo eles, existem apenas evidências baseadas em experiências com animais de laboratório que apontam que a presença do agrotóxico no organismo pode causar doenças. No ser humano, qualquer alteração
Por Ascom/Marcello Paulino com informações da TVCA
29/04/2011 13:08

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniwski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Aproximadamente 45 dias após a divulgação, os pesquisadores, responsáveis pelo estudo que encontrou traços de agrotóxicos no leite materno de 62 mulheres em Lucas do Rio Verde, se reuniram na tarde da última quarta-feira (27) em Cuiabá com o objetivo de minimizar os impactos produzidos pelo estudo.

De acordo com o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Josino Costa Moreira, não significa que as substâncias encontradas no leite materno não sejam nocivas a saúde humana, “significa que elas não são boas, ou melhor, não são normais no organismo”.

O pesquisador explica que existem evidências de que tais substâncias utilizadas na produção de agrotóxicos causem doenças em animais de laboratório e, naturalmente em humanos. Entretanto, a relação não é tão simples, “tem a substância, ela vai produzir isso”, depende de uma série de fatores, principalmente a quantidade e a dose dos elementos encontrados no organismo.

Em relação a preocupação das mães sobre a continuidade da amamentação, o pesquisador e orientador do estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Wanderlei Pignati ressalta que de forma alguma os resultados da pesquisa devem ser utilizados para que as mães deixem de amamentar os filhos. “A amamentação traz muito mais benefícios, inclusive com a presença de alguns componentes imunológicos que ajudam a proteger as crianças das substâncias presentes nos agrotóxicos”.

Ainda segundo Moreira, os alimentos não são a única forma de contaminação, uma vez que, os agrotóxicos podem estar presentes no ar e também na água consumida pela população. Para ele, os resultados servem de alerta para que o poder público e a justiça tomem providências para quebrar o ciclo de contaminação.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Edu Pascoski, a realização da pesquisa é o primeiro passo em busca de soluções para o problema que afeta parte da produção agrícola brasileira. Porém, Pascoski ressalta que a questão deve ser discutida de maneira responsável e com a participação dos órgãos competentes, uma vez que o centro do problema não esta em Lucas o Rio Verde.

Segundo o secretário, não adianta a poder público municipal cobrar dos produtores locais, se a maioria dos alimentos consumidos no município vem de outras regiões do País. Pascoski destaca ainda que da maneira como foi mostrado na mídia nacional parece que o problema acontece unicamente em Lucas do Rio Verde. “E não é. O estudo deixa claro que é preciso fazer um levantamento sério sobre a produção de alimentos no Brasil e estabelecer ações efetivas de controle da produção”.

Assista a reportagem da TVCA

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/11/2026 17:00

Corrida da Primavera abre inscrições na próxima segunda-feira (9)

Evento esportivo marcará encerramento das corridas de rua do ano de 2026


06/11/2026 11:17

Estrutura da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde atrai representantes de Vilhena (RO)

Comitiva de Rondônia conheceu a estrutura administrativa e operacional da Secretaria de Segurança Pública e da Guarda Civil Municipal


06/11/2026 10:40

Dia de Campo reúne pequenos agricultores e promove troca de experiências sobre piscicultura em Lucas do Rio Verde

Programação contou com palestras técnicas, visita ao abatedouro e aos tanques de criação de peixes


05/11/2026 16:10

Guarda Civil Municipal realiza ação educativa para condutores de bicicletas e veículos elétricos em Lucas do Rio Verde

A iniciativa reforçou orientações sobre segurança no trânsito e convidou a população para o aulão gratuito que será realizado neste sábado (7)


05/11/2026 15:06

Lucas do Rio Verde oferece quatro cursos gratuitos de qualificação profissional

Capacitações começam em novembro e contemplam diferentes áreas


05/11/2026 07:30

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (05)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (07), na UBS Parque das Araras


04/11/2026 17:41

Festival de Teatro Ecológico transforma consciência ambiental em arte no palco de Lucas do Rio Verde

Os espetáculos teatrais seguem até o dia 7 de novembro, na Câmara Municipal


04/11/2026 16:21

Interessados podem se candidatar para integrar Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lucas do Rio Verde

Serão escolhidos cinco novos representantes titulares e cinco suplentes para compor o órgão no mandato de 2027 a 2029


03/11/2026 17:04

Cultura publica retificação que atualiza cronograma do edital de seleção de atrações artísticas para o Natal da Esperança 2026

Novas datas podem ser conferidas na Retificação nº 02, disponível no site da Prefeitura


03/11/2026 11:46

Natal da Esperança 2026: Cultura publica retificação do Edital de Comercialização de Alimentos e Bebidas

Documento altera data do sorteio público que definirá empresas contempladas e disposição dos espaços


02/11/2026 08:00

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina 2026 em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo incentiva a comunidade a enfeitar fachadas e vitrines e premiará os melhores com descontos no IPTU