04/10/2026 18:52:56
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14380/

Lucas do Rio Verde inicia processo para obter certificação internacional da ABNT

Município pode se tornar o primeiro de Mato Grosso e do Centro-Oeste a se certificar pelas normas ISO
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
08/12/2025 18:05

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta segunda-feira (8), o processo para obtenção das certificações internacionais ABNT NBR ISO 37120, 37122, 37123 e 37125, normas que avaliam serviços urbanos, cidades inteligentes, resiliência e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O lançamento ocorreu no Paço Municipal, com presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, do presidente da Câmara Airton Callai, secretários municipais, autoridades e representantes de entidades. 

A iniciativa é realizada em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC), referência em metodologias ISO aplicadas à gestão urbana. Com o projeto, Lucas do Rio Verde pode se tornar o primeiro município de Mato Grosso e de todo o Centro-Oeste a obter as certificações. Além disso, o Município tem potencial para ser o primeiro do Brasil a concluir as quatro normas de forma simultânea e o segundo do mundo a se certificar pela ISO 37125.

Ao todo, o processo envolve o levantamento e a análise de 409 indicadores, distribuídos entre as quatro normas. As etapas incluem workshops técnicos com equipes de 12 secretarias municipais e do SAAE, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. Após a consolidação das informações, os dados serão encaminhados à ABNT para auditoria e definição da categoria de certificação alcançada.

Segundo a administração municipal, a adoção das normas ISO fortalece a transparência, padroniza processos, aprimora o planejamento urbano baseado em evidências e amplia o potencial de atração de investimentos, além de facilitar comparações com cidades certificadas ao redor do mundo.

Os próximos passos incluem a finalização do preenchimento dos indicadores pelas secretarias, validação técnica das informações, envio à ABNT e divulgação do resultado. As secretarias participantes são: Agricultura e Meio Ambiente; Fazenda; Saúde; Segurança Pública; Assistência Social e Habitação; Cultura e Turismo; Educação; Infraestrutura e Obras; Esporte e Lazer; Governo e Administração; além do SAAE. 

Ao destacar a importância do processo e o pioneirismo do município na busca pelas certificações, o prefeito Miguel Vaz enfatizou o foco em sustentabilidade e gestão baseada em indicadores. 

"A certificação da ISO representa seguir padrões, seguir parâmetros não só nacionais como internacionais, então o que nós buscamos é olhar para a administração pública, elevar os indicadores, medir, poder medir todos eles dentro desses da ISO que nós estamos buscando, justamente para melhorar a administração pública, para pensar no município a médio e longo prazo. Um grande objetivo e para nós um motivo de muita satisfação poder lançar esse projeto hoje, trazer uma equipe que já é experimentada em acompanhamento de certificações da ISO em municípios importantes, que são poucas cidades hoje que estão com projeto de certificação, e Lucas do Verde é a primeira cidade de Mato Grosso que parte então para certificação, o que dá para nós mais uma vez a referência de estarmos buscando sustentabilidade no mais amplo sentido que possa, de fato, promover a cada ano que passa, com base nesses indicadores, melhoria na qualidade de vida das pessoas e é isso que nós pensamos, uma cidade sustentável".

Responsável pela coordenação técnica do processo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto reforçou que a certificação consolida avanços já em curso. 

"A gente entende que esse processo vem selando todos os trabalhos que o prefeito Miguel vem realizando desde 2021 para deixar de uma forma permanente. Porque são mais de 400 indicadores que nós estaremos monitorando, vendo qual o município se enquadra ou não. A gente vai estar implantando e outros a gente vai iniciar o processo de medição. Então esses indicadores, eles trazem uma regulamentação de todos os processos que a gente vive dentro do processo de urbanização, qualidade de vida, cidades resilientes, cidades inteligentes e principalmente o ESG, que é uma cidade verde que é o qual combina com a nossa visão de futuro, que é ser referência em economia verde nos próximos anos."

Felipe Hammel, representante do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, detalhou a base técnica do projeto e sua duração.
"Esse é um grande projeto, um novo momento para o município de Lucas do Rio Verde. A lógica desse projeto é que ele é um desenvolvimento de uma metodologia de gestão pública por indicadores, por dados e indicadores. A ideia é que através de normas ISO 37120, 37122, 37123 e 37125, para cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis, nós possamos trazer mais lógica para conseguir tomar decisões pautadas em dados e indicadores. Em 19 eixos, desde educação, meio ambiente, segurança pública, e que estão conectados à Agenda 2030 da ONU. Então, a lógica aqui no município é que os gestores, o prefeito e toda a equipe consigam tomar decisões pautadas em dados, de acordo com normas internacionais. E esse é um projeto com 12 meses de duração, e ele já se encontra no seu segundo mês de projeto", finalizou. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/10/2026 22:30

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli


02/10/2026 12:46

3ª fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com a Unemat, busca fortalecer a aprendizagem da disciplina entre os estudantes da rede municipal


02/10/2026 12:31

Outubro Rosa: UBSs terão programação especial voltada à saúde das mulheres

Serão ofertados diversos serviços, incluindo exames clínicos de mama, ações de rastreamento e coleta de preventivo


02/10/2026 10:22

UAB/UFR ofertam vagas para curso de especialização em Design Educacional para a Produção de Material Didático em Mídia Digital

São 30 vagas para Lucas do Rio Verde; as inscrições são gratuitas e seguem até o dia 16 de outubro


02/10/2026 10:21

Mais de 400 idosos participam de evento em comemoração ao Dia da Pessoa Idosa

Programação foi realizada em parceria com a Justiça Comunitária


01/10/2026 16:32

Nova Rota inicia hoje (1º) intervenções na BR-163 em Lucas do Rio Verde

Ações começam nesta quinta-feira (1º) e incluem novas agulhas de acesso, ampliação de terceira faixa, drenagem e recuperação das vias marginais


01/10/2026 11:11

Dia Mundial do Coração terá ação gratuita de saúde neste sábado (03)

O evento “Acerte sua Pressão” será realizado no estacionamento do Supermercado Pasqualotto, das 7h30 às 11h30


30/09/2026 17:57

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresentou prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026

Cumprindo à Lei de Responsabilidade Fiscal, a audiência pública foi realizada nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal


30/09/2026 11:08

Lucas do Rio Verde lança cadastro municipal para pessoas com deficiência

Cadastro é on-line e permite solicitar carteira de identificação


30/09/2026 10:28

Projeto Força Mulher certifica mulheres em curso de manicure e pedicure em Lucas do Rio Verde

Ao todo, 17 mulheres finalizaram a qualificação profissional


29/09/2026 15:40

Prefeitura de Lucas do Rio Verde confirma transporte gratuito de ônibus nas Eleições 2026

Linhas 400, 500 e 600 terão gratuidade nos dois turnos de votação