02/04/2026 09:18:50
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14414/

Desafio de 40 dias ajuda servidores a cuidar do corpo da alimentação e da mente

Projeto reuniu servidores municipais em encontros presenciais, incentivo diário e premiação
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
17/12/2025 10:49

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)


Ajustar tamanho da fonte:

Durante 40 dias, servidores municipais de Lucas do Rio Verde participaram do Desafio 40 dias: corpo e consciência, um projeto criado para incentivar mudanças simples, mas importantes, na alimentação, rotina de exercícios e no cuidado com a saúde mental.

O desafio foi realizado pelo Espaço Vidas e organizado pela nutricionista Anne Caroline Panazzolo, junto com a psicóloga Larissa Nogueira. Ao longo do período, o grupo teve encontros presenciais no Paço Municipal e acompanhamento on-line, criando um espaço de apoio, aprendizado e troca de experiências.
“O desafio de 40 dias representou mudanças na alimentação e na rotina de exercícios. Foram dias de evolução, dedicação e escolhas mais conscientes. Cada participante passou a olhar para a própria saúde com mais cuidado e atenção. Eles entenderam que nem sempre tudo sai como o planejado. Teve dificuldade, teve cansaço, mas também teve aprendizado, acolhimento e constância. Isso fez toda a diferença”, destacou Anne Caroline, responsável pelo projeto.

O coordenador do Espaço Vidas, Wagner Godoy disse que o projeto teve um resultado muito positivo e trouxe mudanças importantes para os servidores. “Esse desafio foi muito além do peso na balança. Ele ajudou as pessoas a mudarem hábitos e a cuidarem mais da própria saúde. A participação foi muito boa e, por isso, queremos continuar com essa iniciativa no próximo ano, alcançando ainda mais servidores. Cuidar da saúde do servidor é melhorar a qualidade de vida e tornar o ambiente de trabalho mais humano”, afirmou 
No primeiro encontro, os servidores conheceram a proposta do desafio, entenderam como ele funcionaria e o que seria acompanhado ao longo dos dias. Todos passaram por avaliação de peso e medidas e receberam um diário de hábitos, onde puderam anotar alimentação, exercícios, consumo de água e sono. 

O segundo encontro teve um perfil mais prático. Os participantes participaram de uma aula de alongamento e mobilidade, com orientações simples que podem ser feitas no trabalho ou em casa. A proposta foi mostrar que se movimentar não precisa ser complicado ou caro. Também foram apresentadas opções acessíveis de atividade física, como caminhadas e aulas gratuitas oferecidas pelo município. Nesse dia, os servidores receberam camisetas do desafio e participaram de sorteios de brindes.

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

No terceiro encontro o foco foi a alimentação. Os servidores aprenderam, de forma simples, sobre porções, rótulos de alimentos e como fazer escolhas melhores no dia a dia. O assunto foi tratado sem dietas rígidas, mostrando que é possível comer melhor sem sofrimento. Também foi falado sobre exageros e refeições fora da rotina, reforçando que errar faz parte do processo e que o mais importante é retomar o equilíbrio.

O quarto e último encontro foi marcado pela celebração. Os participantes se reuniram para conversar, trocar experiências e falar sobre as dificuldades e conquistas ao longo dos 40 dias. O momento contou com a presença de representantes do Espaço Vidas e da gestão municipal.

Ao final do projeto, alguns servidores foram classificados por apresentarem maior evolução durante o desafio, levando em conta presença nos encontros, prática de exercícios e resultados individuais. O primeiro lugar ficou com Nádia Cristina Garcia Mendes, que recebeu mensalidade em academia e consultoria on-line com personal trainer. O segundo lugar foi para Roberto Rivelino Nunes da Costa, premiado com itens esportivos e brindes diversos. Já o terceiro lugar ficou com Tatiane Conceição Pereira de Vasconcelos, que recebeu marmitas saudáveis e produtos voltados à prática de atividade física.

O Desafio 40 dias terminou com um café saudável e a certeza de que, para muitos servidores, o projeto não foi um fim, mas o começo de uma nova forma de cuidar da própria saúde, com mais equilíbrio, consciência e leveza

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes


31/03/2026 11:06

Seletivo Emergencial 001/2026: Prefeitura divulga 4º edital de convocação

Estão sendo convocados 56 profissionais, que têm até quinta-feira (02) para se apresentar


31/03/2026 10:18

Prefeitura orienta sobre descarte irregular de entulhos em Lucas do Rio Verde

Secretaria de Infraestrutura e Obras reforça responsabilidade compartilhada dos moradores