13/06/2026 13:58:18
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14453/

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde fortalece rede municipal de ensino com avanços em 2025

Sistema Apostilado, destaque em indicadores educacionais e a implantação do campus da UFMT marcaram o período
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
13/01/2026 16:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza)


Ajustar tamanho da fonte:

Em Lucas do Rio Verde, a Educação é a base sobre a qual se constrói o presente e amplia as oportunidades para o futuro dos luverdenses. Em 2025, esses objetivos se traduziram em uma série de ações da Secretaria de Educação, que fortaleceram o trabalho dos educadores e qualificaram o ensino ofertado aos 14.224 alunos da rede municipal. 

Dentre as principais iniciativas, destaca-se o investimento de R$ 4.326.958,00, com recursos próprios, na implementação do Sistema de Ensino Estruturado da editora FTD Educação em 13 escolas municipais, atendendo 9.069 alunos. Essa ação foi fundamental para a modernização do ensino, oferecendo materiais didáticos completos, ambiente digital, suporte aos professores no planejamento pedagógico e acesso a conteúdos de qualidade aos estudantes.

O resultado mais importante deste compromisso contínuo com a qualificação do ensino é o aprendizado das nossas crianças e adolescentes. Esse avanço foi evidenciado por conquistas que marcaram o ano de 2025, como a premiação das escolas municipais Vinícius de Moraes, Professora Joice Martinelli Munhak e Fredolino Vieira Barros na 4ª edição do Prêmio Alfabetiza MT. 

A alfabetização das crianças luverdenses também foi destaque no Indicador Criança Alfabetizada, que demonstrou que o Município superou a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024, chegando a 73,53% dos alunos da rede pública alfabetizados, índice superior às médias estadual (60,59%) e nacional (59,2%).

Na área de Inovação e Tecnologia, alunos da rede municipal conquistaram importantes premiações na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e na 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, evidenciando o incentivo à criatividade, à inovação e ao protagonismo estudantil nas escolas municipais.

O ano também foi marcado pela aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo, 1.770 alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental participaram da avaliação. Para prepará-los, a Secretaria de Educação promoveu, ao longo do ano, o projeto Ação Ideb, que aplicou quatro simulados e realizou, de forma inédita, dois aulões de Língua Portuguesa e Matemática para revisar os conteúdos e motivar os estudantes.

Além das ações pedagógicas, a Secretaria também manteve como prioridade garantir as condições necessárias para que o processo de ensino-aprendizagem acontecesse de forma plena, o que incluiu o transporte escolar de 1.078 estudantes e aquisição de alimentos da agricultura familiar, assegurando refeições nutritivas e saborosas.

Já entre as principais obras da área educacional estão a construção, em andamento, do Ginásio da Escola Cora Coralina; a ampliação da Escola Militar Tiradentes, em execução por meio de convênio estadual; a construção da Escola Estadual Vida Nova, também em execução via convênio estadual; e a construção de uma unidade de Centro Educação Infantil nos bairros Jaime Seiti Fujii/Vida Nova, em execução por meio de convênio federal. 

Por fim, o ano foi marcado pela concretização de um sonho da sociedade luverdense e da gestão municipal: a implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. A iniciativa foi oficializada pela Portaria nº 865, publicada pelo MEC em novembro. A previsão é que as aulas iniciem em 2026, na Escola Municipal Olavo Bilac, garantindo aos jovens luverdenses o acesso ao ensino superior público e de qualidade sem a necessidade de deixar o município.

Para a Educação de Lucas do Rio Verde, 2025 foi um ano de avanços concretos e sonhos realizados. Cada conquista reflete o compromisso da gestão municipal de construir uma cidade onde crianças e jovens tenham oportunidades reais de aprender, crescer e transformar a sociedade. Afinal, fortalecer a Educação é garantir um futuro promissor para todos os luverdenses. 
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/06/2026 12:57

Transformação da Escola Estadual do bairro Vida Nova em Escola Militar Dom Pedro II recebe apoio unânime em audiência pública

Aprovação da comunidade escolar impulsiona iniciativa da gestão municipal em parceria com a Seduc e o Corpo de Bombeiros do Estado


13/06/2026 09:51

Nota de pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra

Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do ex-vereador Roberto Carvalho Barra


12/06/2026 17:00

Lucas do Rio Verde planeja transformar atual BR-163 em ampla e moderna avenida

Projeto integra revisão do Plano Diretor que prevê parque linear e ampliação das vias, reforçando estratégia que posiciona o município como futuro hub logístico


12/06/2026 13:26

Lucas do Rio Verde realiza caminhada pela proteção de crianças e adolescentes

Objetivo foi lembrar que toda criança tem direito a crescer com respeito, cuidado e segurança


12/06/2026 10:00

8ª Conferência Municipal de Saúde termina com 27 propostas aprovadas

Também foram eleitos os delegados e suplentes que representarão as propostas do município na etapa estadual


11/06/2026 17:00

Cursos gratuitos nas áreas de administração e bem-estar abrem vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam ainda no mês de junho e as vagas são limitadas.


11/06/2026 13:53

Nova UBS Parque das Araras funcionará nos finais de semana e feriados

Além do funcionamento aos sábados, domingos e feriados, a UBS terá atendimento na hora do almoço. A inauguração será na segunda-feira (15), às 16h


11/06/2026 10:13

Jovens nascidos em 2008 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório

Prazo encerra no dia 30 de junho e Junta de Serviço Militar orienta jovens sobre as próximas etapas do processo, incluindo o Juramento à Bandeira


11/06/2026 10:11

Inscrições abertas para a Trilha da Economia Criativa em Lucas do Rio Verde

Programa oferece capacitação completa para artesãos e fortalece negócios locais


11/06/2026 08:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde divulga agenda cultural do segundo semestre de 2026

Programação reúne eventos culturais, artísticos e educativos de junho a dezembro, com atrações para todas as idades


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação