27/02/2026 03:33:09
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14494/

Rede de enfrentamento se reúne para avaliar ações realizadas e planejar estratégias para 2026

Encontro aconteceu no CRAM, espaço voltado ao acolhimento, orientação e capacitação de mulheres
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
30/01/2026 12:59

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Na manhã desta sexta-feira (30), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher participaram da primeira reunião do ano em Lucas do Rio Verde. O encontro teve como foco fazer um balanço das ações realizadas ao longo de 2025, discutir o que pode ser melhorado em 2026 e alinhar atividades que devem acontecer no mês de março.

Mais do que criar novos projetos, a proposta da reunião foi fortalecer o que o município já tem, melhorando o trabalho em conjunto entre os setores e garantindo um atendimento mais próximo e humano às mulheres vítimas de violência.

A reunião aconteceu no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), espaço que passa a ser o ponto central dos encontros da rede. O local foi pensado para acolher mulheres em situação de violência, oferecer orientação e também capacitação profissional, que, na próxima semana, iniciará uma nova turma de capacitação para mulheres.

À frente do encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, destacou que 2026 será um ano de avanço das ações já existentes no município. “Este ano queremos fortalecer ainda mais as atividades da rede. A ideia é organizar melhor os atendimentos, ampliar o diálogo entre os setores e convidar a sociedade a caminhar junto com a gente. Quando todos participam, somando ideias e esforços, conseguimos fazer a diferença na vida das mulheres”, afirmou.

A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Karime Souto, explicou que o encontro marca o início de um ano de muito trabalho e organização da rede. “Essa primeira reunião é importante para a gente alinhar o que vai ser feito em 2026. Vamos continuar debatendo, trazendo demandas e buscando melhorar a qualidade do serviço prestado, tanto para a rede quanto para os munícipes,” destacou.

O promotor de Justiça Criminal, Samuel Costa, ressaltou que em 2026, as ações preventivas serão ainda mais intensificados. “Em 2026, além da atuação nos processos criminais, vamos reforçar as ações preventivas. O projeto ‘Papo de Homem para Homem’ foi lançado justamente com esse objetivo: promover diálogo, conscientização e orientação, principalmente com os homens. A violência muitas vezes começa com palavras e atitudes que vão sendo naturalizadas, e esse trabalho busca interromper esse ciclo”, explicou.

A rede segue trabalhando para que as mulheres do município encontrem apoio, orientação e oportunidades, lembrando que o enfrentamento à violência começa com acolhimento, informação e participação de todos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade


23/02/2026 09:24

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura no dia 26 de fevereiro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h