19/03/2026 04:54:42
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14544/

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
24/02/2026 08:49

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo,  realizou nesta segunda-feira (23), no Lago Ernani Machado, no Restaurante Refúgio do Lago, a Aula Show Gastronômica com o chef Carlos Miranda, de Cuiabá, voltada ao setor gastronômico. A ação deu início ao 1º Circuito Gastronômico Luverdense, que ocorrerá de 3 a 31 de março de 2026. Durante o evento, o prefeito  Miguel Vaz destacou a importância estratégica do projeto para o desenvolvimento do município e fortalecimento do setor de turismo.

"Fortalecer o turismo, numa parceria importante com o Sebrae, sempre presente para aprimorar o empreendedorismo. Eu vejo o setor gastronômico com um potencial muito grande aqui no nosso município e esse circuito vem trazer realmente essa oportunidade de evoluirmos, de sermos um setor forte, numa região forte, com alto crescimento. Então, tem muita coisa boa pra acontecer no setor da gastronomia aqui no município. E esse é um evento que direciona para esse crescimento e para essa evolução", ressaltou o prefeito. 

Promovido em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e com o Sebrae Mato Grosso, o Circuito tem como objetivo fortalecer a identidade gastronômica do município e impulsionar a economia local. Com o conceito “Agro à Mesa – Aqui, a culinária tem história”, a proposta valoriza insumos regionais, produtos do Cerrado e a conexão entre restaurantes, produtores rurais e agricultura familiar.

Durante o período do Show Safra, que ocorrerá de 23 a 27 de março, o Circuito contará com ações especiais, como rota gastronômica, degustações e votação popular para escolha dos pratos favoritos, que serão premiados. A iniciativa busca ampliar a visibilidade dos estabelecimentos participantes e dos negócios locais, além de atrair moradores, turistas e visitantes.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer ressaltou o fortalecimento da identidade cultural e turística por meio da gastronomia. "Tivemos um encontro com as empresas que fazem parte desse circuito gastronômico. Algumas autoridades foram convidadas para entender o perfil do projeto, como que ele foi desenhado para acontecer no município e todas as possibilidades de crescimento que a gente tem desse projeto, que são inúmeras. É mais uma etapa do circuito sendo construída com vários parceiros, mostrando o esforço da gastronomia luverdense para se consolidar com uma potência turística dentro do município", enfatizou a secretária. 

Renato Ícaro, coordenador do Sebrae de Lucas do Rio Verde, falou sobre a importância da parceria do Sebrae com a Prefeitura. "O Sebrae teve uma participação essencial, que foi na contratação do chefe de cozinha especialista em criação de identidade. Então, o nosso propósito desde o início foi de tentar resgatar a identidade gastronômica que Lucas do Rio Verde tem e, principalmente, valorizar os nossos pequenos produtores com a cultura, com os insumos que eles produzem aqui para a nossa comunidade", enfatizou. 

Já o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias enfatizou o impacto direto na economia e na geração de oportunidades. " Usar a arte da gastronomia para agregar mais valor nessas empresas que já estão em Lucas, várias empresas pioneiras. Esse circuito tem essa intenção, é um produto que a gente tem do Sebrae, dentro de um rol de produtos, justamente para formatar uma cidade empreendedora e sustentável, e a gente entende que esse desenvolvimento dessa cadeia, com uma vertente criativa, vai agregar muito mais valor nessas empresas, gerando mais renda para eles e, acima de tudo, elevando o nível da nossa gastronomia". destacou. 

O diretor-executivo da Fundação Rio Verde, Rodrigo Pasquali falou sobre a importância do evento dentro do Show Safra.  "Uma grande alegria. O Show Safra vai se desdobrando em várias vertentes, e esse circuito gastronômico não é diferente, uma oportunidade única dos pratos, das pessoas, da nossa comunidade, dos nossos estabelecimentos comerciais aqui do nosso município oportunizarem sabores, experiências, cultura para pessoas que não são daqui, pessoas que vêm de fora, pessoas que vêm para um turismo de negócios, buscar tecnologias no Show Safra, e acabam tendo isso como um brinde, como uma coisa a mais de enriquecimento cultural e gastronômica. Isso é muito valioso para a nossa comunidade e levará Lucas do Rio Verde para todos os cantos do Brasil", concluiu. 

Durante o encontro, o chefe Carlos Miranda fez uma aula show, onde o prato apresentado foi Mujica de Pintado com Farofa de Cuca. 

Conheça mais sobre o 1º Circuito Gastronômico Luverdense: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/arquivos/anexos/2026/140467585220260210105439.pdf

CULTURA E TURISMO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/03/2026 17:11

Secretaria de Saúde entrega medicamento contra doenças respiratórias ao HSL

O Nirsevimabe foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e destinado a proteção de bebês prematuros contra o Vírus Sincicial Respiratório


18/03/2026 14:45

Forças de Segurança de Lucas do Rio Verde se reúnem para alinhar estratégias operacionais do Show Safra Mato Grosso 2026

Reunião definiu integração, reforço no policiamento e ações preventivas para um dos maiores eventos do agronegócio


18/03/2026 13:54

Prefeitura divulga resultado preliminar do processo seletivo da Saúde

O prazo para protocolo de recurso segue até amanha (19). O resultado final seja publicado na sexta-feira (20)


18/03/2026 07:33

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de massagem com pedras quentes

O curso tem início no dia 23 de março e será ofertado 20 vagas no período vespertino


17/03/2026 16:34

Prefeitura abre processo seletivo para a contratação de médicos 40 horas

São ofertadas sete vagas. As inscrições terminam na quinta-feira (19)


17/03/2026 11:07

Lucas do Rio Verde sedia 1ª Etapa Estadual de Natação neste final de semana

Competição acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março, com a participação de mais de 400 atletas


17/03/2026 07:31

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre e-mail falso enviado a empresas

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com o Departamento de Licitação e Contratos


16/03/2026 16:53

Assistência Farmacêutica dispensou mais de 10 milhões de medicamentos em 2025

A rede é composta por cinco unidades, a Farmácia Municipal, no bairro Cidade Nova, e quatro unidades satélites


16/03/2026 16:39

Bolsas arrecadadas em evento de empreendedorismo feminino são entregues à Secretaria de Assistência Social

Ação solidária realizada durante evento do Sebrae Delas arrecadou 55 bolsas, que agora serão destinadas a ações sociais no município


16/03/2026 15:38

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

Capacitação promovida pela Secretaria de Assistência Social e Habitação e Procuradoria da Mulher reuniu mais de 30 participantes


16/03/2026 10:36

Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

A estratégia tem como objetivo identificar as áreas com maior nível de infestação e planejar ações mais eficazes