14/09/2026 12:48:55
https://lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14557/

10ª Turma de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade inicia curso

A especialização tem dois anos de duração, com aulas teóricas e práticas, oficinas e estágios em diversos campos de atuação
Por Ascom Prefeitura/MP
03/03/2026 09:30

(Foto: Secretaria Municipal de Saúde)


Ajustar tamanho da fonte:

Começou nesta segunda-feira (02), as aulas da 10ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, ofertado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde.

Cinco médicos, vindos de várias regiões de Mato Grosso e de outros estados, iniciaram a especialização. O processo seletivo foi realizado em dezembro de 2025, com número recorde de inscritos, 123.

Segundo a supervisora do programa, Dra. Jéssika Canabarro, em dez anos de história, a Residência Médica, ofertada pelo município, se tornou referência no estado, pela estrutura e qualidade do ensino.

(Foto: )

O curso tem duração de dois anos, com experiências nas unidades básicas de saúde, aulas teóricas e práticas, oficinas e estágios supervisionados em diversos campos de atuação.

É um orgulho muito grande vivenciar a evolução do curso. Hoje, somos reconhecidos e autorizados definitivamente pelo MEC, realizamos concurso para médicos especialistas e preceptores”, explicou a supervisora.

Além da oportunidade de aprendizado e troca de experiências com outros profissionais, os médicos recebem um auxílio financeiro mensal de pouco mais de R$ 13 mil.

Na última sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde realizou a cerimônia de formatura da oitava turma, três médicas concluíram a residência. O evento reuniu autoridades, médicos e familiares.

(Foto: )

A secretária de Saúde, Dra. Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância da especialização na qualidade do atendimento ofertado nas unidades básicas.

Com oito turmas concluídas, já foram formados 32 médicos especialistas, com 15 atuando na Rede Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde e nove na rede particular.

É muito gratificante pra mim, especialmente, porque faço parte da 1ª turma, titulada em 2016. Tenho certeza de que elas estão prontas para oferecer um atendimento diferenciado, acolher, ouvir e tratar os pacientes, desde o ventre da mãe a terceira idade, e não só na parte curativa, mas também na prevenção”, finalizou a secretária.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


14/09/2026 10:53

Badminton de Lucas do Rio Verde conquista ouro e prata na IV Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Atletas do Programa Viva Lucas representaram Mato Grosso em uma das maiores etapas  do circuito nacional


14/09/2026 10:17

Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2026 será apresentada pela Prefeitura em 29 de setembro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h


14/09/2026 10:12

Lucas do Rio Verde realiza concurso Miss Regional da Terceira Idade

Evento contou com a participação de seis municípios


14/09/2026 10:08

Desafio Agro MTB: Prova do Sorgo reúne mais de 200 ciclistas em Lucas do Rio Verde

Etapa antecede a prova que definirá o campeão


13/09/2026 11:05

Peso e emoção: Orquestra Sinfônica Jovem apresenta "Rock in Concert" neste sábado na Praça do bairro Florais dos Buritis

Concerto reúne guitarras, bateria e orquestra sinfônica em uma noite gratuita para toda a família


11/09/2026 21:29

Lucas do Rio Verde apresenta potencial econômico a investidores em Hong Kong

Projeto foi selecionado para participar de evento que conecta projetos estratégicos na Ásia


11/09/2026 13:54

Guarda Civil Municipal intensifica orientações sobre uso de bicicletas elétricas e similares em escolas de Lucas do Rio Verde

A iniciativa terá continuidade e já foi realizada nas escolas Militar Tiradentes e Municipal Olavo Bilac


11/09/2026 12:54

Prefeitura realiza primeiro curso de defesa pessoal para mulheres em Lucas do Rio Verde

A ação fez parte da programação do Agosto Lilás


11/09/2026 12:51

Alunos da Escola Olavo Bilac participam da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

Iniciativa nacional visa estimular o aprendizado prático e contextualizado, preparando os estudantes para tomar decisões financeiras mais responsáveis


11/09/2026 10:50

Sábado (12) tem Dia “D” de Vacinação Antirrábica em todas as UBSs

Todos os cães e gatos com idades a partir de três meses e boas condições de saúde devem ser imunizados


09/09/2026 16:22

Oficina Cultural de Teatro leva arte e conscientização sobre bullying a centenas de estudantes de Lucas

Projeto Contação de Histórias passou por três escolas municipais e mistura teatro, cultura e educação